foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
O Circuito de Jerez – Angel Nieto começou com a casa cheia de fans que aguardavam ansiosamente para ver as equipas e os pilotos esta manhã para a corrida principal de domingo. Depois de completarem o Warm Up e a Fan Parade, Miguel Oliveira e Raul Fernandez prepararam-se para 25 voltas sob um calor tórrido ao traçado de 4,42 quilómetros no sul de Espanha, mas um erro de Quartararo deitou por terra as aspirações de Miguel Oliveira logo na primeira volta.
Partindo do sétimo lugar da grelha, Miguel Oliveira teve um arranque prometedor, mas infelizmente foi abalroado na primeira volta. A sua corrida terminou abruptamente na segunda curva após uma colisão com vários pilotos. A corrida foi interrompida com bandeira vermelha e Oliveira foi imediatamente examinado no centro médico, onde os médicos revelaram uma deslocação do úmero do seu ombro esquerdo, que foi recolocado no lugar. Os exames iniciais não revelaram quaisquer fracturas, mas mesmo assim foi transferido para o hospital local em Jerez de la Frontera para mais exames detalhados ao ombro.
Wilco Zeelenberg (Director de Equipa CryptoDATA RNF MotoGP Team): “Voltámos a ter um grande acidente com o Miguel, que foi novamente eliminado por outro piloto. Olhando para a situação, o arranque não foi fantástico, mas isso não quer dizer nada. Devíamos estar mais à frente, mas é muito triste sermos sempre abalroados. O ombro dele não está em condições ideais. Foi deslocado, mas já voltou. Depois de ter tido um grande ritmo durante todo o fim-de-semana e uma grande sensação, para ele só conseguir fazer duas curvas é, naturalmente, muito frustrante. De qualquer forma, vamos agora para o hospital e vamos tentar descobrir se ele pode competir na próxima jornada.”
O Raul também teve os seus problemas. Claramente, mais uma vez a velocidade estava lá, mas depois de algumas voltas, ele teve dificuldades com os seus braços. É muito importante agora examinar isso, para podermos avaliar como avançar. Tinha a velocidade e a consistência, o que é bom, mas quando se tem problemas com os braços, não ajuda.”
Razlan Razali (Fundador e Director da Equipa CryptoDATA RNF MotoGP Team): “Foi mais um Grande Prémio para esquecer. Com os bons resultados obtidos na Sprint Race no Sábado, esperávamos resultados semelhantes para o Miguel na corrida, mas infelizmente viu-se envolvido num incidente com o Fabio (Quartararo) e o Marco (Bezzecchi) que o lesionou e não conseguiu regressar à corrida. De momento, a notícia positiva é que não há grandes fracturas ósseas, mas sim uma luxação, pelo que ficaremos a saber mais em breve. Na nossa opinião, foi um incidente de corrida muito infeliz, não pensamos que haja qualquer má intenção por parte dos pilotos envolvidos, estamos apenas contentes por o Miguel não estar tão mal como o acidente parecia neste momento. Desejamos-lhe uma recuperação rápida e completa nos próximos dez dias antes de Le Mans.
Quanto ao Raul esperávamos que continuasse a progredir, mas a partir da 10ª volta, o seu ritmo de corrida diminuiu. Temos agora de compreender o problema e também estudar as suas condições físicas para ver o que poderemos fazer para estarmos preparados nas próximas corridas.”
Raul Fernandez (#25, CryptoDATA RNF MotoGP™ Team):”Antes de mais, peço desculpa à equipa e à Aprilia por ter tido mais um problema hoje. Na corrida, depois de quatro voltas tive o mesmo problema com o meu braço direito. Fui ao médico hoje para ver o que podemos fazer, porque é impossível para mim correr assim. Não posso dizer muito mais sobre a corrida, terminei a corrida pelas profissionais da minha equipa, pela Aprilia e por todos os fãs, mas não posso correr assim porque foi muito difícil. Vou tentar encontrar uma solução para Le Mans. Fizemos quatro corridas e em três delas tive o mesmo problema, por isso temos de ver amanhã com os médicos o que é que podemos fazer.”