foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
Na Conferência de Imprensa pré-evento estiveram presentes o líder do campeonato Fabio Quartararo o recente vencedor de Aragon e herói da casa Francesco Bagnaia, o atual campeão mundial Joan Mir, o quarto classificado em MotorLand Aleix Espargaro, o segundo classificado em MotorLand Marc Marquez a lenda local Valentino Rossi assim como o regressado Franco Morbidelli agora piloto oficial da Monster Energy Yamaha MotoGP.
Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP): “Em Aragon alguma coisa não deu certo, analisamos tudo e tudo ficou bem claro. É bom fazer já outra corrida para esquecer um pouco o que aconteceu na semana passada e saber o que fazer na próxima vez que formos Aragon. Esta é uma pista que adoro, no ano passado tivemos várias lutas, mas este ano com a nova moto estou muito mais confiante e penso que podemos lutar por um grande resultado. Quanto ao tempo será o mesmo para todos, vou tentar dar o meu melhor claro, e espero que o sol no domingo.”
Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team): “Estou em primeiro lugar feliz, a semana passada foi incrível, desde o início senti-me muito bem com a moto e tudo ficou claro desde o início. A minha primeira vitória, não esperava uma primeira vitória como esta porque nunca lutei assim no MotoGP e ganhar a minha primeira corrida foi muito bom, gostei muito de todo o fim-de-semana mas mais da corrida porque foi bom ter uma batalha deste tipo.
Para este fim de semana, estou muito contente por ter os nossos fãs aqui, é uma pista onde estive forte no ano passado, consegui o meu primeiro pódio na primeira corrida e cometi um erro na segunda. Estou muito feliz e motivado para correr aqui depois da vitória da semana passada. Eu sei que não será fácil. O nível está muito, muito alto. É muito difícil prever o que podemos fazer durante o fim de semana, mas tenho certeza que daremos o nosso melhor.”
Joan Mir (Team Suzuki Ecstar): “Vamos ver no domingo e amanhã como me sinto com a moto. Esta é uma pista que gostei muito no ano passado, nas duas corridas que fizemos consegui ser forte. Partimos atrás no ano passado, isso é algo em que nos vamos focar neste Grande Prémio, vamos tentar dar o mesmo passo que fizemos em Aragon e onde partimos mais à frente. Vai ser difícil voltar a lutar pelo pódio, mas vou tentar, a moto funciona bem aqui e temos algumas coisas para testar, assim vamos ver.
Com certeza iremos experimentar um novo sistema de aceleração, não sei quando, mas temos que continuar trabalhar nisso. É verdade que com o dispositivo ganhamos muita aceleração, mas também perdemos muito tempo na área da travagem, por isso precisamos de uma evolução. Vamos ver o que a equipa traz e se somos capazes de obter apenas a aceleração extra sem perder outras coisas.”
Aleix Espargaro (Aprilia Racing Team Gresini): “É uma história diferente lutar pelos 15 primeiros relativamente a lutar pelos 5 primeiros. Acho que fizemos um bom trabalho, não apenas nas corridas de Aragon e Silverstone, mas também nos treinos, preparar a moto para as corridas com pneus usados. É disto que se trata. Vou tentar fazer o mesmo neste fim-de-semana em Misano. É um fim-de-semana importante para a Aprilia e para a equipa, no passado não foi fácil para Aprilia, mas a moto deste ano é outra história, vou tentar manter o nível, o que não vai ser fácil, mas vou dar o meu melhor.
Nos últimos meses o Dovi testou aqui e o Maverick há três semanas. Foi o primeiro contato como a moto, não tentou nada novo ou diferente que pudéssemos usar. Não tiramos grande vantagem desse teste, mas a moto está a funcionar bem sem trocar muitas coisas nas últimas corridas e é isso que vamos fazer amanhã de manhã. “
Marc Marquez (Repsol Honda Team): “Claro que Aragon foi um ótimo no último fim de semana voltar ao pódio é uma motivação extra para continuar meu progresso. Mas a verdade é que aqui em Misano vamos voltar ao nosso momento ‘real’. Não é muito longe dos tops, mas ainda é um pouco longe, não posso andar como quero, por isso, não posso dizer muito. Na FP1 vou perceber imediatamente onde estou, o que posso fazer neste fim de semana e sim, o objetivo é estar perto da frente. “
Valentino Rossi (Petronas Yamaha SRT): “Misano é sempre um fim-de-semana especial. Vivo muito perto do circuito em Tavullia , mas também cresci nesta pista como piloto. A primeira vez que experimentei uma moto foi aqui em Misano, em 1992, acho que há 30 anos. É sempre muito bom e emocionante e termos muitos fãs perto durante o fim de semana, será muito importante dar o máximo para ser competitivo e forte.
Tentámos estar perto do Pecco no domingo, mas não tivemos hipótese. Vi a corrida sozinho, foi uma grande corrida com uma batalha fantástica até a última volta. Pecco pilotou incrivelmente. Estamos muito orgulhosos porque o Pecco e o Franco vão ser pilotos em duas das melhores equipas e com as melhores motos, pelo que penso que podem lutar pelo Campeonato por isso estamos muito felizes, com certeza seguirei as corridas no próximo ano mas no sofá! ”
Franco Morbidelli (Monster Energy Yamaha MotoGP): “É muito bom estar de volta. Tenho sentido muitas saudades das corridas, das pessoas e do paddock. Pareceu muito tempo. Tenho tentado dar o meu melhor para recuperar, ficar bom e voltar o mais rápido possível aqui em Misano, que é uma pista que de que eu gosto muito e da qual tenho ótimas lembranças. É ótimo estar de volta. Sinto-me bem com o joelho, mas vamos ver o que acontece amanhã na pista.
Antes de mais, tenho que agradecer à minha equipa anterior, foram dois anos e meio maravilhosos, conquistamos grandes coisas juntos. Tive a hipótese de mostrar o meu potencial, tenho de lhes agradecer muito. Vou começar agora numa equipa de fábrica. É uma sensação ótima. Estou feliz por estar aqui de novo e fazer o que gosto de fazer. “