foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
Foi feita história na Andaluzia, através de Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) que fez a melhor volta de todos os tempos de 1:36.170, um incrível quase meio segundo à frente do Campeão do mundo Fabio Quartararo(Monster Energy Yamaha MotoGP™). O italiano negou ao francês a sua quinta pole position consecutiva na Andaluzia, com Aleix Espargaró (Aprilia Racing) a atacar nos instantes finais e a conquistar a P3 e mais uma primeira linha.
A segunda linha é ocupada por Marquez, Miller e Johann Zarco (Pramac Racing) na linha 2 logo atrás dele.
Na terceira linha da grelha encontram-se Takaaki Nakagami (LCR Honda Idemitsu), à frente do impressionante rookie Marco Bezzecchi (Mooney VR46 Racing), com o último lugar na terceira fila a ser ocupado por Joan Mir (Team Suzuki Ecstar) que uma queda no Q2 lhe saiu caro, o mesmo acontecendo com Jorge Martin (Pramac Racing)a completar os dez primeiros.
O mesmo aconteceu a Enea Bastianini( Gresini Racing MotoGP) que também sofreu uma queda na última volta e o obrigou a contentar-se com o 11º da grelha, à frente de Maverick Viñales (Aprilia Racing) na P12.
A KTM também teve um dia para esquecer com suas estrelas de fábrica Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing) e Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory Racing) a conseguirem a P15 e a P21.
Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team): “Acho que é a minha melhor volta de sempre, porque saiu tudo foi perfeito, tentei puxar e não cometi nenhum erro. Normalmente, quando se puxa assim, é muito fácil ir sair largo das trajetórias nas curvas, mas hoje tudo foi perfeito, tive a sorte de correr em Portimão porque me estava a sentir muito bem de novo com a moto, as boas sensações voltaram nas travagens e começamos bem este fim de semana. Em cada sessão melhorava sempre um pouco, e hoje na FP4, minha sensação foi muito boa.”
Grelha de Partida MotoGP™ ; Grelha de Partida Moto2™ ; Grelha de Partida Moto3™
Nas motos elétricas, o vencedor da primeira e emocionante corrida foi o brasileiro Eric Granado (LCR E-Team) com os restantes lugares do pódio a serem ocupados respetivamente pelo suíço Dominique Aegerter (Dynavolt Intact GP MotoE) e pelo italiano Matteo Ferrari (Felo Gresini MotoE).