foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
O Grande Prémio de San Marino acabou por ser um evento muito quente para todo o Campeonato do Mundo de MotoGP e especialmente para a CryptoDATA RNF MotoGP Team, com o seu melhor resultado de sempre como equipa em 2023 até agora. Enquanto Miguel Oliveira conseguiu fazer uma corrida forte em sexto, Raul Fernandez trouxe para casa o seu melhor resultado de sempre na categoria rainha até à data, com a oitava posição após 27 voltas escaldantes no Circuito Mundial de Misano Marco Simoncelli.
Partindo do 10º lugar da grelha, Oliveira saiu da linha de partida de uma forma fantástica para se encontrar em P7 logo após as primeiras curvas. Com um ritmo muito forte e constante, o português conseguiu manter esta posição durante a maior parte da corrida e chegou mesmo a ser sexto a cinco voltas do fim. Acabou por trazer a sua Aprilia RS-GP para casa em segurança e de forma impressionante, somando 10 pontos no Campeonato do Mundo.
Fernandez também mostrou uma classe de mestre em solo italiano. O espanhol arrancou de P12 e perdeu uma posição na primeira volta, mas recuperou-a rapidamente na segunda volta. Ele encontrou um ótimo ritmo e já estava entre os 10 primeiros na oitava volta. E em P8 na volta 15. Tal como o seu colega de equipa, Fernandez teve um ritmo super consistente ao longo de toda a corrida e chegou a lutar pelo sétimo lugar nas últimas voltas contra Marc Marquez e Luca Marini, acabando por regressar a casa na oitava posição.
Miguel Oliveira (CryptoDATA RNF MotoGP Team): “Não estou muito contente, mas estou feliz. Estou contente com a forma como o fim de semana terminou. Começámos esta semana com muitas dificuldades para adaptar o meu estilo de pilotagem a esta pista e à moto. Finalmente, conseguimos dar a volta às coisas no sábado, embora não tenhamos conseguido transformar a corrida de Sprint num bom resultado, mas hoje acabei por conseguir sentir um pouco mais a moto. A equipa ajudou-me com mais algumas alterações para me sentir mais confortável e estou contente com isso. Também estou muito feliz pelos rapazes, eles trabalham muito para me ajudar e dar-lhes um bom resultado é sempre o melhor.”
Fernandez também mostrou uma classe de mestre em solo italiano. O espanhol arrancou de P12 e perdeu uma posição na primeira volta, mas recuperou-a rapidamente na segunda volta. Ele encontrou um ótimo ritmo e já estava entre os 10 primeiros na oitava volta. E em P8 na volta 15. Tal como o seu colega de equipa, Fernandez teve um ritmo super consistente ao longo de toda a corrida e chegou a lutar pelo sétimo lugar nas últimas voltas contra Marc Marquez e Luca Marini, acabando por regressar a casa na oitava posição.
Raul Fernandez (CryptoDATA RNF MotoGP Team): “Honestamente, depois da pausa de verão, a sensação mudou muito. Mudei o meu treino e a forma como me preparo para a corrida. Em segundo lugar, também tentei mudar a minha mentalidade. Mas o mais importante agora é que comecei a gostar de andar de bicicleta novamente, em vez de mudar a bicicleta ou a mente. Agora, gosto mais de andar de bicicleta e é por isso que é óbvio ver que estou de volta. No entanto, 90% da razão pela qual consegui fazer isto foi porque a Aprilia e o Razlan falaram comigo todos os dias, eles acreditam em mim e isso dá-me confiança. Se não fosse por isso, teria sido difícil para mim fazer este regresso. Estou contente por ter feito a corrida que fiz, ainda não estou a 100%, mas podemos melhorar. Sabemos onde melhorar e vamos fazê-lo amanhã no teste e dar o máximo de passos possível para tentar fazer ainda melhor.”
Razlan Razali (Fundador e Chefe de Equipa CryptoDATA RNF MotoGP Team) : “Foi um resultado muito satisfatório para ambos os nossos pilotos, com o Miguel em sexto e o Raul na sua melhor posição de sempre no MotoGP, em oitavo. Não foi um fim de semana fácil, especialmente para o Miguel, que regressou de Barcelona e nem sempre se sente confortável com a moto. Mas, a força do Miguel é o que ele é, ele é capaz de se recompor e estar onde está, a sexta posição é um resultado muito bom para nós. Quanto ao Raul, dizemos sempre que acreditamos nele, que sabemos que ele é capaz e, passo a passo, ele chegou lá. E o que ele fez hoje foi fantástico, é sempre difícil ultrapassar o Marc (Marquez), mas a oitava posição é um resultado fantástico para ele. Por isso, agora terminamos a ronda europeia antes de voltarmos a Valência no final da época, vamos para a Índia pela primeira vez, onde, de certa forma, será igual para todos. Ninguém esteve lá, não sabemos como são as condições da pista e não temos dados, quem conseguir adaptar-se mais rapidamente terá uma vantagem. Por isso, estamos ansiosos por lá estar na próxima semana e vemo-nos na Índia”.
Wilco Zeelenberg (Diretor de Equipa CryptoDATA RNF MotoGP Team) : “Terminámos em sexto e oitavo em Misano e estamos muito contentes com estes resultados. Claro que ter um resultado muito forte com os dois rapazes significa sempre muito. Subimos duas posições para a equipa, o que é muito importante. O Raul teve um bom ritmo durante todo o fim de semana e fez uma corrida muito forte, da qual estamos muito orgulhosos. Ele deu um bom passo; o seu melhor resultado anterior era P10 e o resultado de hoje em P8 é fantástico. Entretanto, o Miguel teve um pouco de dificuldades esta semana em comparação com Barcelona, mas teve um ótimo arranque e um bom ritmo, e ganhar o P6 é um resultado muito bom para ele. Isto é algo que não devemos esquecer neste momento; se tivermos um bom arranque e um bom ritmo, tudo é possível. As vibrações são positivas em toda a equipa hoje, por isso vamos continuar com o teste amanhã, pois temos muitas coisas para fazer. E assim que terminarmos, começaremos a nossa sétima etapa no estrangeiro e mais tarde estaremos de volta à Europa para Valência”.