foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
O Rookie Pedro Acosta (Red Bull KTM Ajo) é o novo Campeão do Mundo de Moto3 ™ de 2021 da FIM, depois de intenso thriller no Autódromo Internacional do Algarve, conseguiu a vitória e o título, já que o seu rival Dennis Foggia (Leopard Racing) caiu na última volta. Acosta lidera a classificação desde o segundo Grande Prémio da temporada -alcançando uma incrível vitória partindo do pitlane em Doha – e assume seu lugar na história como o primeiro campeão estreante na categoria mais pequena, desde Loris Capirossi em 1990.
A ascensão de Acosta ao título começou aos cinco anos de idade, quando sua família comprou para ele uma bicicleta de todo o terreno. Mas não foi bem amor à primeira vista, embora o jovem espanhol tivesse um herói : Kevin Schwantz. Iniciou o seu caminho e deu nas vistas em 2017, quando conquistou o título pré-Moto3 ™ em Espanha quando ainda faltavam duas corridas por disputar.
Mudou para o Campeonato do Mundo FIM Moto3 ™ Junior de 2018 e teve alguns resultados sólidos. Mas em 2019 a sua incrível ascensão ganhou ainda mais força ao associar o FIM Moto3 ™ JWCh à sua primeira temporada na Red Bull MotoGP Rookies Cup. No paddock da FIM CEV Repsol começou a correr à frente e terminou entre os cinco primeiros, na Rookies Cup foi vice-campeão após uma primeira temporada impressionante. Três vitórias e cinco pódios não garantiram o título, teve de esperar mais um ano o de 2020.
Acosta foi uma força a ter em conta no FIM Moto3 ™ JWCh e terminou em terceiro à geral, com três vitórias e mais cinco pódios. Nos Rookies, no entanto, ele era absolutamente imparável. Venceu as primeiras seis corridas consecutivas e ganhou o título quando faltavam ainda duas corridas.
Na estreia no Campeonato do Mundo de Moto3 ™ de 2021, fez novamente estragos, foi superado apenas em duas corridas: na primeira ficou em segundo e estreou no pódio, a apenas 0,042s da vitória. Há segunda tentativa, Acosta venceu. de forma impressionante, partindo do pitlane.
Foi uma corrida verdadeiramente impressionante, já que o espanhol teve de partir do pitlane e ainda assim conseguiu a sua primeira vitória em Grandes Prémios. Em Portugal voltou a ganhar, desta vez num duelo com o futuro rival Foggia, e em Jerez conseguiu a tripla.
Seguiram-se três top dez, mas Acosta voltou ao à vitória em grande estilo em Sachsenring, antes de apenas perder o pódio em Assen. Outra vitória no GP da Styrian depois de mais um duelo de tirar a respiração contra o rival da temporada anterior Sergio Garcia (MuchoNeaumatico GASGAS Aspar Team) aumentou a vantagem no campeonato para o camisa 37, fez quarto no GP da Áustria somando mais preciosos pontos.
Seguiram-se algumas corridas mais difíceis, incluindo a sua primeira e única desistência em Aragon, mas quando o paddock regressou a Misano para o GP da Emília-Romanha, era o tempo do match point. Foggia estava bem, mas a diferença de pontos ainda estava muito a favor de Acosta, com o italiano a vence para manter a luta até ao GP do Algarve, o número #37 estava de volta ao pódio em terceiro – pela primeira vez desde o seu Vitória do GP da Styrian.
Veio a montanha-russa algarvia. O duelo Foggia vs Acosta foi decidido no Grande Prémio de Portugal e, a favor de Acosta, que tinha 21 pontos de vantagem, uma vitória na corrida garantiria o título, mas Foggia não ainda não tinha atirado a toalha ao chão.
Começar da P14 dificultava a vida a Acosta, mas ao estilo de Acosta, não demorou muito para que o número #37 lutasse pela liderança da corrida. Seguiu-se um encontro épico, cativante e, no final, dramático. Acosta mergulhou por dentro de Foggia na Curva 3 da última volta para assumir a liderança. Infelizmente para Foggia, o italiano foi abalroado pouco depois e perdeu o direito de resposta, assim Acosta conseguiu a vitória e com ela o título de Moto3 ™ de 2021.
Acosta tem sido uma sensação absoluta em Moto3 ™ esta temporada e o Campeão do Mundo ainda tem mais uma corrida por disputar já na proxima semana antes de dar início à sua aventura em Moto2 ™ com a Red Bull KTM Ajo no próximo ano. Parabéns Pedro Acosta!