- Pub -
foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES

O primeiro dia na montanha-russa está nos livros e é um trio e tanto a liderar a Q2 do Grande Prémio Tissot de Portugal. Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) abriu caminho para a liderança com uma vantagem de 0,118, com Jack Miller (Red Bull KTM Factory Racing), a ser o mais próximo na perseguição, em segundo, ao regressar ao escalão superior. Seguiu-se Marc Marquez (Gresini Racing MotoGP™), ainda a apenas 0,153 de Bastianini na liderança, e depois de também ter sido o melhor FP. O #93 também teve uma queda pouco dramática – aparentemente do tipo de teste de limites – durante a tarde…

Quando a sessão da tarde começou, no entanto, foi a Red Bull KTM Factory Racing a liderar, primeiro Miller e depois o colega de equipa Brad Binder. Miller também teve um início de sessão muito atribulado, batendo na curva 5 nos primeiros 10 minutos de Treino, sem problemas para o piloto. A próxima jogada viu Marc Marquez e Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) roubarem o trovão à KTM, tirando as RC-16 do topo, mas ainda havia muito para baralhar no apertadíssimo Top 10.

Como sempre, a tensão aumentava à medida que o tempo passava, com os 10 lugares garantidos na Q2 a serem disputados. As voltas rápidas sucederam-se, mas também houve alguns derrames, com os pilotos a estarem bem, mas a ultrapassarem os limites. Aleix Espargaro (Aprilia Racing) e Alex Marquez (Gresini Racing MotoGP™) caíram com poucos segundos de diferença um do outro, e depois foi Franco Morbidelli (Prima Pramac Racing) e Luca Marini (Repsol Honda Team) minutos mais tarde.

Depois de Bastianini ter chegado ao topo, foi aí que se manteve no meio do drama, lançando o desafio no Dia 1. Miller fez a sua última tentativa de glória para chegar a segundo, forçando Marc Marquez a contentar-se com o terceiro lugar. Martin terminou a sessão em quarto, e o #89 ficou mesmo à frente de Binder, que se esgueirou para dentro dos cinco primeiros nos últimos minutos.

Em sexto ficou Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46 Racing Team) depois de um início de época muito difícil, com o italiano a superar Maverick Viñales (Aprilia Racing) por apenas 0,002. O número 12 também foi rápido nos Treinos Livres, segundo atrás de MM93.

O Campeão em título Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) esteve fora de um lugar provisório na Q2 até aos últimos minutos, subindo para P7 em tempo real, mas que se tornou P8 quando o tempo se esgotou. Depois vem outra dupla de destaque: Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP™) e o colega de equipa Alex Rins completam os dez primeiros no Algarve, ambos diretamente na Q2. Desde 2022 que a marca de Iwata não tinha os dois pilotos a passar diretamente. Foi também um atraso, batendo a sensação estreante Pedro Acosta (Red Bull GASGAS Tech3), Alex Marquez e Espargaro, que agora vão para a Q1 no sábado de manhã.

Bastianini no topo. Miller à mistura. E Marc Marquez à procura dos limites. Estas são apenas as três principais manchetes enquanto nos dirigimos para o Super Sábado, por isso sintonize-se para mais MotoGP™ enquanto o desporto mais excitante do mundo regressa à montanha russa!

Resultados Dia1

- Pub -

Deixe o seu comentário