- Pub -
foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES

O francês apanhou Martin na última volta, Martin terminou no 5º lugar e Bagnaia aumentou a sua vantagem para 27 pontos no campeonato.

O backflip está de volta! Johann Zarco (Prima Pramac Racing) conseguiu uma impressionante primeira vitória de MotoGP™ no MotoGP™ Guru by Gryfyn Australian Motorcycle Grand Prix, perseguindo a roda traseira do companheiro de equipa e candidato ao cetro Jorge Martin antes de passar de forma brutal, limpa e perfeitamente calculada para assumir a liderança na última volta. Ele também abriu a porta para uma investida perfeitamente julgada do líder do Campeonato Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), com Pecco a roubar o bolso de Martin e a Pramac com o pneu traseiro macio, encontrando-se depois cercado por Fabio Di Giannantonio (Gresini Racing MotoGP™) e Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing) no final da corrida.

À medida que a poeira assenta e mais alguma história é feita, Zarco deixa de ser o piloto com mais pódios de MotoGP™ sem vitórias, Martin lambe as feridas enquanto enfrenta uma desvantagem de 27 pontos no Campeonato, Bagnaia celebra mais uma recuperação em grande estilo da Q1 para o pódio… e ‘Diggia’ desfruta do doce Prosecco de um primeiro pódio de sempre na categoria rainha.

Antes de tudo isso, Binder ameaçou o holeshot com uma excelente partida, mas Martin manteve-se firme a partir da pole, e imediatamente começou a bater o martelo quando os dois dispararam para a liderança e a confusão começou logo atrás. E foi assim. Exceto que desta vez, não foi.

A estratégia de Martin era clara: o número 89, com uns incríveis quatro décimos de vantagem sobre a pole, tinha apostado na traseira macia para se aguentar enquanto escapava na frente e cuidava dela. E a estratégia foi absolutamente perfeita até ao último punhado de voltas, quando a música de Jaws começou realmente e as hipóteses de Martin caíram por terra à medida que o grupo de perseguição se aproximava.

A diferença era de mais de três segundos quando era Binder a tentar manter o controlo, e depois de uma partida impressionante de uma qualificação impressionante, a seguir vinha Diggia, e depois Bagnaia à frente de uma séria batalha pelo quarto lugar. O atual Campeão liderou Zarco, Marc Marquez (Repsol Honda Team), Aleix Espargaro (Aprilia Racing), Jack Miller (Red Bull KTM Factory Racing) e Marco Bezzecchi (Mooney VR46 Racing Team), com cotoveladas por todo o lado no primeiro terço da corrida.

No entanto, à medida que Martin se ia afastando na liderança, Binder mantinha-se em segundo, mas Diggia aproximou-se da KTM – e Bagnaia e Zarco partiram para criar a sua própria luz do dia para os duelos atrás deles.

A 16 voltas do final, Di Giannantonio tinha Binder bem perto do segundo e continuava a aproximar-se, mas Bagnaia e Zarco tinham conseguido acompanhar o número 49. No entanto, a diferença continuava a ser disputada, com a máquina da Gresini a aproximar-se da KTM e Bagnaia a perder terreno, antes de mais algumas voltas a aproximarem-se novamente. A nove voltas do final, Di Giannantonio fez a sua jogada e parou ao lado da KTM na reta da Gardner, assumindo o segundo lugar.

A perseguição começou e a diferença para Martin começou a diminuir, mas o número 49 não estava a fazer o ataque sozinho. Binder, Bagnaia e Zarco estavam todos juntos na simples mas difícil missão de apanhar o líder da corrida, e foi o que começaram a fazer. Mas será que foi suficiente? Quando Binder atacou de volta a cinco voltas do fim, o grupo correu o risco de perder tempo na batalha, mas a diferença continuava a diminuir – pouco mais de dois segundos na linha de partida e chegada.

Na penúltima volta, a vantagem de Martin começou a cair em décimos, com Binder ainda na perseguição e Zarco a seguir, já que tinha assumido a terceira posição. Na linha de meta, a dois quilómetros do final, a vantagem era de 1,2 segundos, mas na curva 4 houve outra grande confusão e outro risco de perda de tempo. Mas foi Zarco que fez um ensaio geral e um ataque igualmente bem calculado, conquistando o segundo lugar e partindo rapidamente atrás de Martin.

Na linha de meta para a última volta, o número 89 tinha apenas quatro décimos de vantagem sobre o seu companheiro de equipa, Bagnaia era agora a moto atrás de Zarco e Binder tinha caído para quinto. E, mais uma vez, o problema surgiu na Curva 4. O número 5 bateu por dentro de Martin para assumir a liderança, Bagnaia cortou num instante para também despromover o número 89, e de repente tudo mudou: Zarco estava a poucas curvas de uma primeira vitória de MotoGP™, Bagnaia estava à beira de uma grande mudança de ritmo, e Martin ficou a tentar defender-se de Di Giannantonio e Binder.

Não conseguiu. Enquanto Zarco cruzava a linha de meta para conquistar a primeira vitória de sempre na categoria rainha, Bagnaia ficou em segundo e Di Giannantonio foi mais do que capaz de conquistar o terceiro lugar e o seu primeiro pódio de MotoGP™, com Binder a acabar por despromover Martin mesmo na linha de meta.

A batalha atrás também não foi fácil. Depois dos empurrões no início da corrida, houve muitos mais, com Bezzecchi a cortar caminho para ficar em sexto, à frente de Miller. Aleix Espargaro ficou ainda mais perto, em oitavo, à frente de uma impressionante investida do ainda em recuperação Alex Marquez (Gresini Racing MotoGP™). Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) completou a lista dos dez primeiros,  frente de Maverick Viñales (Aprilia Racing), depois de o Top Gun ter sido baralhado na ordem de partida na Curva 1, e Marc Marquez, outro apostador no pneu traseiro macio, acabou por terminar na P15.

Foi assim a histórica, única e instantaneamente icónica corrida de Sábado do Grande Prémio em Phillip Island, e foi Johann Zarco quem escreveu o seu nome nos livros históricos com a primeira vitória de MotoGP™. Bagnaia provou mais uma vez que não pode ser descartado, mas Martin mostrou ainda mais velocidade. Agora olhamos para os céus enquanto esperamos por Domingo, com as corridas a partirem uma hora mais cedo e com os dedos cruzados para mais ação fantástica em Down Under se o tempo se mantiver.

Resultados Corrida MotoGP™

- Pub -

Deixe o seu comentário