As conquistas de Rossi são excelentes. No entanto, ‘The Doctor’ não é o primeiro atleta a alcançar 40 anos e a continuar a competir ao mais alto nível. Eis alguns nomes que conseguiram grandes feitos nos “enta”.
Nascido em 1979, Rossi chegou ao mundo durante a primeira reforma aos 45 anos de um grande desportista: George Foreman. O boxeador americano, que participou do famoso “Rumble in the Jungle” com Muhammad Ali, foi bicampeão de pesos pesados e medalha de ouro olímpico. Voltou para lutar aos 48 anos. Foreman continua a ser o mais velho campeão mundial dos pesos pesados da história.

Continuando com grandes nomes americanos, a lenda profissional do basquetebol Michael Jordan tornou-se o primeiro atleta com 40 anos a totalizar 43 pontos num único jogo da NBA. Um verdadeiro herói do desporto americano, Jordan é unanimemente considerado como o maior jogador de basquetebol de todos os tempos, mantendo recordes da NBA como a maior média de pontos por jogo numa época (30,12 por jogo) e a maior média de pontos num playoff (33.45).
Outro atleta que permanece no auge de seus dotes é o jogador de futebol americano Tom Brady. Com 41 anos de idade, Brady ajudou recentemente o New England Patriots a conquistar o Super Bowl de 2019 – o seu sexto, sendo o maior de jogador de todos tempos. Além disso, Brady é o quarterback mais vitorioso da história da NFL, e o único quarterback a atingir 200 vitórias numa época. Por estas razões – e muito mais – Brady é considerado o melhor quarterback da NFL.

No campo da Fórmula 1, tivemos a competir com 40 anos um dos maiores de todos os tempos, amante do motociclismo e infelizmente vitima de um acidente na neve quando gozava a sua reforma, de seu nome Michael Schumacher, o sete vezes campeão mundial, venceu cinco títulos consecutivos de F1 entre 2000 e 2004 com a Ferrari, antes de se reformar no final da época de 2006, com um recorde ainda invicto de 91 vitórias na carreira. Semelhante a outros grandes nomes do desporto, Schumacher anunciou seu regresso à F1 em 2010, com 41 anos, o piloto alemão voltou à Mercedes antes de se reformar definitivamente em 2012.
No campo do Todo o Terreno, no Rally Dakar, Nasser Al-Attiyah, de 48 anos, recentemente conquistou seu terceiro título ao vencer o Rally Dakar de 2019 e o primeiro da Toyota. Na imagem Rossi acompanha Al-Attiyah no pré-evento do GP do Qatar de 2017 na disciplina ao tiro, onde o atleta do Qatar compete desde 1996 e onde conquistou uma medalha de bronze olímpica nos jogos de Londres 2012.
Rossi nos “enta” é um herói do italiano que reparte como um dos maiores guarda-redes de futebol de todos os tempos – Gianluigi Buffon, vencedor Campeonato do Mundo de 2006. Com 176 internacionalizações, Buffon é o jogador da selecção italiana mais internacional de todos os tempos e o mais internacional de todos os tempos. Agora com 41 anos, Buffon continua a competir ao mais alto nível no campeão francês Paris Saint-Germain.

Finalmente, porque não terminar com outro atleta que compete em duas rodas? Chris Horner, ciclista americano de corrida de estrada, tornou-se o mais velho vencedor de um Grand Tour de bicicleta aos 41 anos, que ganhou a Vuelta a España em 2013.
Como verificamos, muitos atletas com 40 ou mais anos de idade, obtiveram resultados significativos nos seus desportos … o Doctore encontra-se entre eles e, a história do piloto de Tavullia ainda não terminou…