- Pub -
foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES

Jorge Martin (Prima Pramac Racing) está a tornar-se um mestre da Tissot Sprint em 2023, ao somar duas vitórias nas últimas três corridas na tarde de sábado, depois de mais uma glória no Liqui Moly Motorrad Grand Prix Deutschland. O espanhol bateu o líder do Campeonato do Mundo, Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), por 2,4s e, ao fazê-lo, Martin subiu para o segundo lugar da geral, com Jack Miller (Red Bull KTM Factory Racing) a completar o pódio.

Miller conseguiu um arranque de foguetão com a KTM RC16 mais uma vez, tinha a linha interior para a Curva 1, mas Bagnaia pendurou-a por fora para chegar à frente na Curva 2. Miller tentou fazer uma manobra na Curva 8, mas não funcionou, e Martin passou por Miller na Curva 12.

No entanto, na Volta 2, na Curva 1, Bagnaia e Martin ficaram afastados e isso permitiu que Miller voltasse à liderança. Depois, a disputa voltou a apertar, com a formação de um grupo de cinco na liderança, com Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing) e Luca Marini (Mooney VR46 Racing Team) a juntarem-se à festa.

Entretanto, Marc Marquez (Repsol Honda Team) não estava a aproveitar as primeiras voltas do Sprint, com o Rei do Ring a cair para P9 na volta 5, e isto apesar de ter feito uma boa partida.

De volta à frente, os sete primeiros já eram Johann Zarco (Prima Pramac Racing) e Marco Bezzecchi (Mooney VR46 Racing Team), que se juntaram à ação sem respirar, e Martin também estava a voltar à liderança, com uma bela ultrapassagem dupla na Cascata, enquanto os dois da frente se baralhavam.

Na volta 6, Martin estava a fazer grandes interrogações – com 1:20.990, o espanhol tinha oito décimos de vantagem sobre Bagnaia, que também já tinha ultrapassado Miller. Outra volta mais rápida do Sprint veio de Martin a nove voltas do fim, e a diferença subiu para 1,1s. Uma volta depois, era de 1,3s. Parecia que Bagnaia não tinha resposta e, salvo qualquer drama, os três primeiros pareciam estar definidos para o Sprint: Martin liderava Bagnaia por 1,4s, e este último tinha 0,8s de vantagem sobre Miller.

O australiano estava, por sua vez, 1,4s à frente de Marini, mas a batalha pela P4 estava acesa, com Marini a ter Binder e Zarco mesmo atrás de si. A luta a três foi fascinante, já que por duas vezes Binder tentou encontrar um caminho para Marini na Curva 1, mas em ambas as vezes o sul-africano ficou ligeiramente afastado.

Enquanto Martin cruzava a linha de meta para mais uma impressionante vitória no Sprint e Bagnaia e Miller garantiam as suas visitas à tribuna, a batalha estava a aquecer. Na Curva 11, a rápida curva para a direita, Zarco atacou Binder e o sul-africano foi mandado para fora, perdendo algum terreno enquanto o francês desaparecia na estrada para conquistar o quinto lugar. O caso foi investigado, mas não foram tomadas quaisquer medidas…

Marini manteve a P4 à frente de Zarco e Binder, com Bezzecchi, Alex Marquez (Gresini Racing MotoGP™) e Aleix Espargaro (Aprilia Racing) a completarem a lista de pontos em P7, P8 e P9. Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) completou o Top 10, com Marc Marquez a cair de P7 para P11 num Sprint dececionante num circuito onde tem sido imbatível. Disse após a corrida que o risco vs recompensa o levou a desistir.

Maverick Viñales (Aprilia Racing) caiu sem gravidade na Curva 1, com Jonas Folger (GASGAS Factory Racing Tech3) a retirar-se no seu GP Sprint caseiro.

Resultados Tissot SPR

- Pub -

Deixe o seu comentário