foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
A seguir às pequenas quedas sofridas pelos dois pilotos da CryptoDATA RNF MotoGP Team ontem, tanto Miguel Oliveira como Raul Fernandez tentaram limitar os danos e recuperar alguma confiança nos procedimentos de hoje para a sétima ronda da temporada 2023 de MotoGP no Sachsenring, na Alemanha.
Em comparação com sexta-feira, onde as condições foram mistas, os Treinos Livres de hoje, bem como a Qualificação, tiveram lugar numa pista claramente molhada, enquanto a Corrida Sprint da tarde começou com tempo ensolarado.
Oliveira, que voltou a bater com o ombro esquerdo ao cair na curva 10 na sexta-feira, tentou sentir a pista molhada esta manhã, concluindo os Treinos Livres em P12 e a Qualificação mais tarde na sexta posição. Como resultado, o português teve de alinhar para a Sprint Race da tarde na sexta linha da grelha. Com um arranque turbulento, perdeu várias posições e ficou em 19º lugar no final da primeira volta. Ao longo da corrida, Oliveira foi recuperando o seu ritmo, ganhando alguns metros e acabando por cruzar a linha de chegada na 16ª posição.
Miguel Oliveira (CryptoDATA RNF MotoGP Team): “Foi uma corrida difícil, não estava à espera de ter tantas dificuldades, para ser honesto. O vento aumentou um pouco hoje e parece que demorei algumas voltas a perceber realmente o potencial, mas não tinha aderência e não conseguia rodar na frente, por isso foi muito complicado para mim gerir a corrida. Temos algumas grandes alterações em mente para amanhã. O meu ombro está a doer, mas penso que estará ligeiramente melhor para a corrida de amanhã, pois espero poder fazer alguns bons tratamentos esta noite e voltar a estar pronto.”
O seu companheiro de equipa Fernandez teve uma manhã calma, trabalhando para melhorar a sua confiança após a queda pequena ontem. O espanhol ficou em nono lugar na Qualificação 1 e teve de partir da sétima linha. Teve um bom arranque, recuperando dois lugares até ter de ir em frente na segunda volta para evitar uma colisão com outro piloto. Assim, o jovem de 22 anos caiu para último, com uma diferença de mais de seis segundos para o P19. Sem qualquer referência à frente, teve dificuldade em encontrar um ritmo decente e, após 15 voltas, cruzou a linha de meta em P18.
Raul Fernandez (CryptoDATA RNF MotoGP Team): “Foi um fim de semana muito difícil até agora. As condições climatéricas durante as sessões de treinos foram surpreendentes. Por isso, quis utilizar a Sprint Race de hoje mais como um teste para obter informações para a corrida principal de amanhã. Não foi fácil. No final, não temos muito tempo para trabalhar na mota e encontrar um bom compromisso em cada pista e a queda de ontem não ajudou de certeza. Hoje tivemos algumas dificuldades em fazer tempos decentes em piso molhado. Tentei fazer o que pude, mas quando nos qualificamos tão atrás, não é fácil chegar mais à frente, uma vez que as ultrapassagens neste circuito são muito complicadas. Agora esperamos o melhor para amanhã, depois de termos recolhido algumas informações importantes hoje. Espero que consigamos fazer melhor do que no Sprint”.