- Pub -
foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES

A equipa CryptoDATA RNF MotoGP Team teve hoje um final feliz na ensolarada Saxónia. Em 30 voltas exigentes, Miguel Oliveira e Raul Fernandez conseguiram pontuar na sétima ronda do Campeonato do Mundo de MotoGP de 2023 em Sachsenring, depois de algumas rondas complicadas antes e de dias de treinos complicados também na Alemanha.

Oliveira, que se qualificou na P16, partiu da 15ª posição da grelha devido à ausência de Marc Marquez. Apesar de ter sofrido novamente um forte impacto no ombro esquerdo esta sexta-feira, o português fez uma corrida forte. Ganhou duas posições com um bom arranque e uma primeira volta forte e começou a ganhar ritmo. Apesar de ter sofrido muitas dores, Oliveira continuou a progredir, subiu para P12 na 18ª volta e para 11º logo a seguir. A quatro voltas do fim, fez outra passagem para o top 10 e conseguiu-o com um esforço corajoso.

Miguel Oliveira (CryptoDATA RNF MotoGP Team): “É um resultado agradável, especialmente porque conseguimos ser competitivos e desafiar-nos a cada volta para fazermos o melhor possível. Não consegui esforçar-me ao máximo, porque quando perco a força no ombro esquerdo, parece que pode voltar a sair. Por isso, tive de me proteger e correr de uma forma com a qual não me sinto muito confortável. De qualquer forma, foi um bom esforço meu e da equipa e estamos ansiosos por ir a Assen e ver como a Aprilia se comporta lá.”

Por outro lado, Fernandez também foi subiu na grelha, passando de P19 para P18. Manteve a sua posição na fase inicial da corrida. Subiu um lugar na sexta volta e passou para P16 duas voltas mais tarde. Lutando pelo último ponto, deu tudo de si e na última volta conseguiu acabar na 15ª posição, o que lhe valeu um merecido ponto no Campeonato do Mundo.

Raul Fernandez (CryptoDATA RNF MotoGP Team):”O nosso fim de semana foi muito difícil depois do acidente. Acho que me despistei demasiado depressa e perdi alguma confiança. Mas hoje acho que melhorámos muito o ritmo. Gostava de me comparar com outro piloto com a mesma moto que eu, por isso hoje comparei-me com o Miguel, que foi o piloto mais rápido da Aprilia, e vi que o nosso ritmo era muito semelhante. Estou muito contente com o nosso trabalho, a Aprilia está a trabalhar arduamente para reduzir a diferença para o topo e acredito muito nisso. Agora vamos para Assen, onde a Aprilia fez um trabalho fantástico no ano passado, especialmente com o Aleix (Espargaro), que teve um ritmo super rápido. O nosso objetivo é ver todo o nosso potencial e tenho muita confiança que vamos melhorar.”

Wilco Zeelenberg (Team Manager CryptoDATA RNF MotoGP Team): “Foi um dia muito bonito, o tempo estava ótimo e foi ótimo para as corridas. Os dois pilotos ficaram nos pontos e é claro que isso nos deixou muito contentes, especialmente porque viemos de onde viemos e porque ainda estamos em processo de recuperação. O Miguel ficou na P10, mas a meio da corrida, com o seu estado, era como andar com um braço e meio. Ele ainda não fez uma corrida completa depois do acidente em Jerez. É também uma espécie de treino para ele, para ver se está em forma e o que temos de fazer, especialmente durante a pausa. Quanto ao Raul, fiquei contente por o ver a lutar num grupo pelos pontos. Dito isto, estava a lutar com o Fabio (Quartararo), o Franco (Morbidelli) e o Takaaki (Nakagami), e era importante para eles ganharem confiança de novo depois de duas rondas difíceis, por isso vamos concentrar-nos neste processo. Ter os dois pilotos nos pontos neste momento da época é muito importante.”

O MotoGP Team faz as malas e vai para Assen, na Holanda, já na próxima semana para a terceira ronda consecutiva e o último Grande Prémio antes da pausa de verão.

Classificação final MotoGP™

 

- Pub -

Deixe o seu comentário