foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
Desde o início do duelo de 30 voltas, ficou claro que a luta pela vitória seria entre o italiano, que partiu da pole, e o espanhol, que venceu o Sprint de 15 voltas ontem. Bagnaia liderou a primeira volta, mas Martin, sexto na grelha, passou para a frente com uma ultrapassagem espetacular na Cascata, palco de várias ultrapassagens durante a corrida. À medida que se afastavam do resto do pelotão, houve pouca diferença entre os dois até ao final, com a diferença a oscilar entre 0,6s e 0,4s até às voltas 17 e 20, quando Bagnaia anulou a liderança de Martin e voltou a assumir a liderança durante mais três voltas. Com Martin de novo na frente a partir da 24ª volta, o cenário estava pronto para um arrastamento até à linha de meta, mas o pneu dianteiro de Bagnaia tocou ligeiramente no traseiro de Martin e, apesar dos melhores esforços de Pecco na última volta, Martin completou o seu extraordinário fim de semana de sucesso no GP da Alemanha.
Um Enea Bastinianini ainda abaixo da média, começando em décimo na grelha, teve uma corrida sólida nessa posição até à 17ª volta, quando passou Espargaró para nono, e depois herdou o oitavo lugar na geral quando Binder caiu na 19ª volta.
Com Zarco, Bezzecchi e Marini em terceiro, quarto e quinto, a Ducati monopolizou o top 5 da classificação da categoria rainha pela primeira vez, tornando-se também o primeiro construtor a fazê-lo desde a Honda no GP do Rio de Janeiro de 2003. Além disso, oito motos Desmosedici GP fecharam o top 9.
No Campeonato do Mundo de MotoGP, quatro Ducatis estão agora nas primeiras 4 posições da classificação, com Bagnaia com 160 pontos, 16 à frente de Martin, que após os resultados deste fim de semana está a emergir como o seu rival mais próximo na classificação.
Francesco Bagnaia (#1 Ducati Lenovo Team) P2: “Foi divertido! Encontrámos algo mais desde ontem, o ritmo de hoje foi incrível e eu não estava à espera. Acho que para bater o Jorge precisávamos de algo mais hoje, mas estivemos muito perto, tocámo-nos duas vezes! Estou contente com o resultado e feliz por ele, ele mereceu a vitória, por isso vamos agora para Assen com um grande sentimento. Conseguiu estar mais perto de mim na saída das curvas, eu estava apenas a tentar maximizar a sensação e correu tudo bem, na última volta tentei aproximar-me dele, mas temos de melhorar nos circuitos onde a moto vira mais. Agora vamos para Assen na próxima semana, uma das minhas pistas preferidas!”
Enea Bastianini (#23 Ducati Lenovo Team) P8: “A corrida de hoje correu bem e estou contente. Ainda não estou totalmente de volta ao normal, mas estamos perto. Não estava à espera de conseguir este desempenho depois de Mugello, mas sinto-me bem. Esta era uma pista menos exigente e, embora tenha tido de tirar um dia de folga depois do GP de Itália, agora sinto-me pronto para voltar aos treinos imediatamente! A corrida de hoje mostrou que o nosso conjunto é muito bom, mas penso que o Jorge e o Pecco também fizeram a diferença em relação aos outros pilotos da Ducati. Ainda não conheço muito bem a GP23, mas espero em breve poder lutar com eles e pelo top 5 após a pausa de verão.”