foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
O campeão do mundo em título aproveitou da melhor maneira a queda Bagnaia no inicio da corrida e, o facto de Zarco e Miller baterem Aleix Espargaro no pódio.
O líder do campeonato Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP™) ampliou sua vantagem com uma vitória expressiva no Liqui Moly Motorrad Grand Prix Deutschland, à frente do compatriota Johann Zarco (Pramac Racing), mais um 1-2 francês . De salientar também que o outro potencial candidato ao título Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) caiu de novo no início, com o companheiro de equipa Jack Miller (Ducati Lenovo Team) que confirmou o abandono da equipa Ducati, para ocupar o lugar do piloto português Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory Racing) na KTM, depois de ultrapassar as duas Aprilias para completar o pódio, isto depois de cumprir uma volta longa devido a uma penalização por não ter abrandado e posteriormente caído no setor com bandeiras amarelas no sábado.
Quartararo fez o holeshot ultrapassando Bagnaia que de imediato começou a perseguição para ao El Diablo, ainda assumiu a liderança no início da volta 2, mas francês respondeu. O desastre aconteceu na volta 4, quando a traseira do italiano fugiu, ditando o abandono da corrida e da luta pelo titulo do piloto da Ducati. A partir daqui, Quartararo dominou a corrida a seu belo prazer.
Pouco depois, Zarco passou Aleix Espargaró (Aprilia Racing), seguido de Fabio Di Giannantonio (Gresini Racing MotoGP™ . O australiano Miller cumpriu a volta longa por no sábado ter caído com bandeiras amarelas, caindo para sétimo, mas logo atrás de Jorge Martin (Prima Pramac Racing).
Maverick Viñales (Aprilia Racing) passou por Diggia e ficou atrás do companheiro de equipe Espargaro. Era a melhor prestação até agora do #12, até aparecer o azar com o novo dispositivo de regulação de altura da traseira a ficar preso, obrigando o ‘Top Gun’ a desistir da corrida.
Depois de pouco mais de 20 voltas, Quartararo esticou a sua margem sobre Zarco para mais de três segundos. O seu colega francês desfrutou de uma vantagem semelhante sobre Aleix Espargaró, mas o “Capitão” da Aprilia estava sob pressão de Miller. O #43 colocou a sua Ducati por dentro na curva 1 na volta 23, mas não resultou, tentou o mesmo movimento na volta 26 também sem resultado. Ironicamente, foi o próprio Espargaro quem travou muito tarde na volta 28, Miller não perdoou alcançou a P3.
Numa impressionante P5 ficou Luca Marini (Mooney VR46 Racing Team), à frente de Jorge Martin, numa luta que durou até às ultimas voltas da corrida.
Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing) demonstrou mais uma vez que é o ‘homem do domingo’ por excelência, partindo da P15 para terminar na P7. O top 10 foi completado por Di Giannantonio, Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory Racing) na P9 depois derecuperar da P14 e de Enea Bastianini (Gresini Racing MotoGP ™) na P10 , que ocupava a P20 nas primeiras voltas.
Também pontuaram Marco Bezzecchi (Mooney VR46 Racing Team) em 11º, à frente rookie Raul Fernandez (Tech3 KTM Factory Racing). Seguiram-se Franco Morbidelli (Monster Energy Yamaha MotoGP™), Andrea Dovizioso (WithU Yamaha RNF MotoGP™ Team), e Remy Gardner (Tech3 KTM Factory Racing) na P15. Stefan Bradl (Repsol Honda Team) foi o último piloto a passar a linha de meta na P16.
Foram cinco os pilotos que se juntaram a Bagnaia e a Viñales como DNFs. Pol Espargaró (Repsol Honda Team) abandonou devido a dores nas costas de um acidente nos treinos livres e Alex Márquez (LCR Honda Castrol) também teve uma falha no dispositivo de regulação da altura da traseira da sua Honda, que não desengatou depois da partida. O seu companheiro de equipe Takaaki Nakagami (LCR Honda Idemitsu) caiu, assim como Darryn Binder (WithU Yamaha RNF MotoGP™ Team) e Joan Mir (Team Suzuki Ecstar) que caiu na curva 1, pouco depois de Bagnaia ter caído na mesma curva, quando alargou depois de ter ultrapassado o piloto português Miguel Oliveira.
Classificação corrida MotoGP™; Classificação corrida Moto2™; Classificação corrida Moto3™
Campeonato MotoGP™ ; Campeonato Moto2™ ; Campeonato Moto3™