foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
Jorge Martin (Prima Pramac Racing) recuperou de Jerez em grande estilo no Michelin® Grande Prémio de França, conseguindo uma incrível largada da pole para arrancar e fugir para a sua 12ª vitória na corrida Tissot Sprint. Marc Marquez (Gresini Racing MotoGP™) conseguiu uma fantástica reviravolta para chegar a segundo a partir da P13 da grelha, com Maverick Viñales (Aprilia Racing) a completar o pódio da corrida. Onde estava o atual Campeão Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team)? Continue a ler…
Foi um arranque impressionante de Martin para fazer o holeshot, e exatamente o oposto para Bagnaia, que caiu de segundo para o meio do pelotão, aparentemente com algum tipo de problema. Entretanto, alguns tiros amigáveis – dentro do limite – entre as Aprilias provocaram mais uma confusão e, com isso, foi Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46 Racing Team) a ficar em segundo na perseguição, atrás de Martin.
Entretanto, enquanto Bagnaia andava para trás, Marc Marquez andava para a frente. O número 93 fez a linha na perfeição no arranque e ficou em quinto em poucas curvas. Em poucas voltas, ele era o piloto na perseguição atrás do duelo Martin-Bezzecchi na frente.
Aleix Espargaro (Aprilia Racing)foi então o próximo a sair da batalha da frente, uma vez que a sua partida se revelou demasiado boa para ser verdade, tendo-lhe sido aplicada uma dupla Long Lap pela falsa partida. O drama voltou a aumentar para Bagnaia, logo a seguir, quando ele passou para a frente do pelotão. Algo estava definitivamente errado para o n.º 1, que se dirigiu para as boxes. O atual Campeão estava fora da corrida.
Isso deixou Martin à frente de Bezzecchi e Marquez, com Viñales a seguir. Um bando de Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team), Fabio Di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46 Racing Team), Pedro Acosta (Red Bull KTM Tech3), Jack Miller (Red Bull KTM Factory Racing) também se desentenderam e Espargaro voltou a juntar-se a eles.
De repente, houve mais drama na frente. A luz amarela brilhou na saída da Curva 9 quando Bezzecchi saiu do segundo lugar, deixando Marquez a perseguir Martin. No entanto, a diferença entre os dois era agora de mais de dois segundos e o relógio estava em contagem decrescente. O Rei da Sprint estava a caminho de mais uma corrida de sábado, e fez o trabalho em grande estilo para capitalizar um Sprint difícil para Bagnaia.
Atrás da impressionante investida de Martin na frente, Marquez ficou em segundo depois de uma fantástica volta a partir da 13ª posição da grelha, com Viñales a manter-se em terceiro nas últimas voltas, enquanto Bastianini tentava a glória no final. A “Besta” teve de se contentar com o quarto posto.
Espargaro recuperou da dupla Volta Longa para terminar em quinto, com Acosta a conseguir um sólido sexto lugar e a salvar a última curva. Di Giannantonio aguentou Miller em sétimo, com Raul Fernandez (Trackhouse Racing) a conquistar o último ponto de sábado… apenas marginalmente à frente do herói da casa Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP™).
Mais 27 voltas aguardam a grelha de partida amanhã o domingo, descubra às 14:00h (GMT)!
Classificação Corrida Tissot Sprint