foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
O circuito de Le Mans encheu-se de fãs apaixonados do MotoGP no Super Sábado do Michelin Grand Prix de France, produzindo um nível de ruído semelhante ao de um estádio completamente esgotado. Fabio Quartararo, da Monster Energy Yamaha MotoGP, estava totalmente motivado para dar o seu melhor para agradar aos fãs durante o seu fim de semana de GP em casa. Seguiu-se a uma qualificação digna de oito lugares com uma corrida sólida durante a Corrida: Sprint e terminou em 10º lugar. Rins também estava a esforçar-se, mas sofreu uma queda infeliz, terminando a sua corrida de Super Sábado mais cedo.
Quartararo arrancou de oitavo e manteve esta posição durante o caos das primeiras curvas. Ele estava a fazer a sua M1 o mais larga possível para manter os pilotos à distância, mas acabou por ter de deixar passar três deles e foi relegado para 11º. O resto da Corrida: Sprint foi bastante monótona para o francês. A quatro voltas do fim, Marco Bezzecchi despistou-se, colocando El Diablo no top 10. Incapaz de se aproximar o suficiente para tentar roubar o nono lugar a Raul Fernandez, diretamente à sua frente, Quartararo recebeu a bandeira axadrezada em 10º lugar, com uma diferença de 12,699s para o primeiro, o que o deixa fora dos pontos.
Rins começou a corrida sprint a partir do 16º lugar da grelha, mas perdeu duas posições quando os 22 pilotos passaram pelo primeiro sector. O espanhol recuperou rapidamente um lugar, mas a luta pela 17ª posição continuou. Ele estava diretamente atrás de Francesco Bagnaia quando o italiano ficou sem pneus na 3ª volta, fazendo com que o homem da Yamaha subisse para 16º. Alex Marquez e Franco Morbidelli eram os próximos na lista de Rins, mas na 7ª volta, quando estava a baixar a cabeça, o piloto da Numero 42 sofreu uma queda na Curva 8, pondo fim aos seus esforços na Corrida: Sprint.
Fabio Quartararo(#20 Monster Energy Yamaha MotoGP™)-P10: “A qualificação foi mais positiva do que a Corrida Sprint. Lutámos com condições de baixa aderência para nós durante a corrida Sprint, por isso vamos ver se amanhã conseguimos fazer um pouco mais. Quando a aderência é baixa no seco, é ainda mais baixa no molhado, por isso, se chover amanhã, isso não nos dará uma vantagem. O mais importante é darmos o nosso 100%. Tem sido um fim de semana de loucos até agora: tínhamos capacetes especiais, bonés e t-shirts que já estavam esgotados desde o primeiro dia. É uma loucura total! E é claro que é ótimo ver todos os fãs aqui.”
Alex Rins (#42 Monster Energy Yamaha MotoGP™)-DNF: ” Estou bem, mas foi muito estranho porque não tive nenhum momento antes do acidente. Gostaria de dizer que estas coisas acontecem quando estamos a esforçar-nos a 100%. Tinha o Alex Marquez à minha frente, embora naquele momento fosse o Morbidelli, e estava a andar bem. Colocámos o pneu de composto duro especialmente para a Corrida Sprint porque não tivemos oportunidade de o experimentar antes, e não foi assim tão mau. Não me estava a sentir mal, mas acabei por perder a frente. É frustrante para um piloto, mas levantamo-nos e continuamos a olhar para a frente.”
Com os resultados de hoje, Quartararo mantém-se no 12º lugar da classificação geral com 25 pontos. Rins está agora na 20ª posição com 6 pontos. A Monster Energy Yamaha MotoGP mantém o 9º lugar no campeonato de equipas com 31 pontos, e a Yamaha mantém a 4ª posição no campeonato de construtores com 27 pontos.