foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
O MotoGP™ está de volta com um estrondo, com os pilotos a desfrutarem de um Dia 1 seco no Monster Energy British Grand Prix, e Aleix Espargaro (Aprilia Racing) disparou absolutamente para fora dos blocos. O número 41, que conquistou o primeiro pódio de sempre da Aprilia no MotoGP™ em Silverstone, em 2021, ficou com mais de seis décimos de vantagem no topo com 1:58.183 e a perseguição está em curso para reduzir essa diferença no sábado.
Em segundo ficou Jorge Martin (Prima Pramac Racing), que parecia ter uma posição firme no topo com a bandeira axadrezada já hasteada antes de Aleix Espargaro atacar. Martin não foi o único piloto a chegar ao topo na fase final e depois ser negado pelo míssil da Aprilia, já que Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing) estava incrivelmente forte na sua KTM, com um sólido ataque de tempo para chegar à frente, mas acabou por terminar o Dia 1 em P3. A primeira sexta-feira com o novo Treino Livre 1 e o renomeado Treino da tarde a contar para a Q2 prometia muito e cumpriu, com o dia a terminar num crescendo de voltas rápidas no final.
Silverstone é uma pista emblemática para a Aprilia no MotoGP™. Não só foi palco do primeiro pódio do fabricante na era moderna do MotoGP™, como também viu Maverick Viñales (Aprilia Racing) conquistar o seu primeiro pódio para a Aprilia há apenas um ano. Desta vez Viñales sofreu uma grande queda logo no início dos treinos, o que deixou o espanhol sem fôlego, mas isso não o impediu de continuar a trabalhar, já que passou para a liderança a pouco mais de dez minutos do final e continuou a registar tempos impressionantes para terminar o dia em 4º, a apenas 0,006s do Top 3.
Johann Zarco (Prima Pramac Racing) completou o Top 5 com o francês a fazer uma sólida corrida de sexta-feira.
Parecia que Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) estava a lutar pela forma no Treino Livre 1, mas pareceu encontrar mais na sessão de Treino da tarde. O número um da Ducati esteve na zona de perigo na parte final da sessão, mas depois decidiu que era altura de acelerar e encontrou uma velocidade extra para chegar ao topo antes de uma série de voltas rápidas o terem relegado para P6. O líder do Campeonato está a construir lentamente o seu fim de semana e vai ser um dos mais atentos.
A equipa Mooney VR46 Racing Team esteve em grande forma durante a sessão da manhã, utilizando as tácticas de equipa em seu proveito, com Marco Bezzecchi e Luca Marini juntos no circuito, ocupando os dois primeiros lugares na FP1. A dupla do VR46 usou a mesma tática durante a sessão de treinos da tarde, e aproveitou ao máximo a vantagem na ponta. Marini sofreu uma queda rápida, mas não conseguiu melhorar, Bezzecchi teve o mesmo destino e juntou-se ao seu colega de equipa na gravilha, enquanto tentava fazer uma volta rápida nos últimos momentos. No entanto, ambos os pilotos conseguiram garantir lugares na Q2, com Bezzecchi a terminar em 7º lugar e Marini a fechar o top 9. Ambos os pilotos estão bem.
As duas KTMs também estavam a fazer uma boa corrida, com ambas a chegarem ao topo da tabela de tempos a pouco menos de um quarto de hora do final. Enquanto Binder se manteve no Top 3 após a bandeirada, Jack Miller (Red Bull KTM Factory Racing) caiu para 8º lugar, ficando entre a dupla da VR46.
Alex Marquez (Gresini Racing MotoGP™) ficou com o último lugar da Q2, com o espanhol a fechar o Top 10, obrigando alguns dos grandes nomes a competir na sessão da Q1.
Dentro da Q1
Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP™) é um dos nomes que vai competir na Q1 depois de ter ficado fora do Top 10 por apenas 0,127s, ocupando a P11. O francês também teve o seu companheiro de equipa Franco Morbidelli agarrado à sua roda traseira, com o italiano a ficar em P12 a 0,029s de Quartararo.
Apesar de ter entrado no top 10 na fase final, Marc Marquez (Repsol Honda Team) também vai competir na Q1 depois de ter caído para 13º. O espanhol afirma que está a adotar uma abordagem “mais calma” este fim de semana na esperança de trazer para casa alguns pontos sólidos.
Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) completou a lista dos 15 primeiros para dar início à segunda metade da época. O italiano espera estar mais perto dos 100% este fim de semana em termos de condição física e vai querer muito mais do que isso no sábado.
Horários Sábado:
MotoGP™ FP2: 10:10
MotoGP™ Q1: 10:50
MotoGP™ Q2: 11:15
Tissot Sprint: 15:00