foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
Condições de muita chuva significaram resultados mistos para a Monster Energy Yamaha MotoGP Team. Franco Morbidelli conseguiu passar a Q1 e qualificou-se em 11º lugar na Q2. Fabio Quartararo teve o azar de ter um grande momento na Curva 16 na Q1 que lhe custou tempo valioso. Ele vai começar o Sprint desta tarde e a Corrida de amanhã no circuito de Silverstone na P22.
Os colegas de equipa da Monster Energy Yamaha MotoGP tiveram de pilotar num encharcado Circuito de Silverstone nas sessões de qualificação de hoje do Monster Energy British Grand Prix. As condições frias e a água parada dificultaram o esforço, mas Franco Morbidelli aguentou e conseguiu passar a Q1. Na segunda sessão de qualificação, surgiram muitas bandeiras amarelas, o que dificultou a realização de uma volta rápida. Acabou por ficar em 11º lugar na grelha. Na Q1, Fabio Quartararo evitou habilmente bater no asfalto no que poderia ter sido um acidente desagradável na Curva 16. No entanto, isso custou-lhe caro: ele vai começar o Sprint de hoje e a Corrida de amanhã na P22.
Morbidelli foi a estrela da Q1. Utilizou as duas primeiras voltas para sentir as condições e depois mostrou a sua experiência e registou 2m18,645s, assumindo a primeira posição. Continuou o seu progresso, estabelecendo vários tempos mais rápidos da sessão, para terminar com um melhor tempo de 2m15,884s na volta 6/6. Este tempo mantém-no no primeiro lugar, 1,001s à frente do seu rival mais rápido.
Depois de uma Q1 positiva, Morbidelli estava pronto para pressionar nos 15 minutos da Q2. Subiu para terceiro com uma terceira volta em 2m16,885s, mas depois surgiram várias bandeiras amarelas quando a pista voltou a ficar húmida e vários pilotos caíram. Sem conseguir fazer uma volta melhor, o italiano terminou a sessão em 11º lugar, a 1,526s da pole.
Na Q1, a volta de referência de Quartararo, em 2m22,931s, colocou-o brevemente em sexto lugar, após o que se deu o desastre. Na terceira volta, Quartararo estava a tentar progredir, mas um grande momento na curva 16 fê-lo sair da pista, o que lhe custou um tempo precioso a tentar colocar a moto de volta na pista e depois na box. Uma vez de volta à pista, teve tempo para apenas mais uma volta, mas não conseguiu melhorar o tempo. Quartararo terminou a sessão da Q1 em 12º lugar, o que o coloca na 22ª posição da grelha.
Franco Morbidelli (Monster Energy Yamaha MotoGP): “Era uma situação muito complicada e estávamos a andar em condições muito complicadas. Mas mesmo assim conseguimos fazer o máximo. Vamos ver o que acontece esta tarde: se vai estar molhado ou seco. De qualquer forma, estamos preparados para as duas condições. Reunimos informações para ambas as condições, por isso estou ansioso pelo Sprint desta tarde e pela corrida de amanhã.”
Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP): ” Este não foi o início do dia que esperávamos. Esta manhã, no FP2, as sensações no molhado eram más e não demos um passo. Cometi um erro na Q1 e depois tive de parar na box. Depois, o pneu estava frio e só consegui fazer uma volta. Vamos tentar dar um passo agora para melhorar as sensações e depois veremos o resultado.”