Marc Márquez esteve mais uma vez impressionante, excessivamente cauteloso partiu mal desde a sua 6ª consecutiva pole position, e logo os seus rivais sem dó nem piedade colocaram-no em 10º lugar no final da primeira volta. Mas nem tudo foi mal, pois para os perante 88.222 espectadores presentes no circuito e os milhões que assistiram pela  TV tiveram oportunidade de assistir a mais um recital de emoção e de condução do jovem fenómeno de 21 anos e 90 dias que conseguiu chegar à liderança à 16 volta para não mais a largar até ao final da corrida, batendo o recorde de Mike Hailwood (22 anos e 160 dias de idade) tornando-se o piloto mais jovem de sempre a conseguir 5 vitórias consecutivas nas First Class Racesle mans1

O início da corrida foi emocionante com Marc Márquez a ser engolido por um grupo liderado por Andrea Dovidioso ( Ducati Team) de que faziam parte , Bradl , Rossi, Pol, Smith, Iannone , Bautista , Lorenzo e Pedrosa, que passaram por esta ordem a linha de meta ao fim da 1ª volta.

Dovidioso imprimindo um ritmo forte, com a sua bela Ducati que se costuma  dar bem nesta pista de Le Mans, liderou a corrida durante mais quatro voltas, altura em que Valentino Rossi começou a desafiar a sua liderança, desferindo ataques durante quinta volta, até que à sexta  conseguiu finalmente ultrapassar Andrea Dovidioso, para não mais perder o comando até á chegada de Marc Márquez que aconteceu na 12ª volta.

Valentino Rossi  (Movistar Yamaha MotoGP) agora com 35 anos, ainda  tentou escapar mas acabou por não ter argumentos para travar o jovem espanhol, ficando com a 2ªposição e conquistando o seu 10º pódio na categoria rainha em Le Mans e 150º da carreira na classe rainha do MotoGP™.

Vindo do sétimo lugar da grelha o espanhol Álvaro Bautista apresentou-se forte aos comandos da Honda RC213V, levando a cabo várias ultrapassagens até chegar à terceira posição a dez voltas do final.

Campeão do Mundo de Moto2™ Pol Espargaró  (Monster Yamaha Tech3) qualificou-se na primeira linha da grelha e foi excelente a sua prestação, pois encontrou um ritmo consistente e capaz de lutar com os mais experientes. Viu-se envolvido numa intensa batalha com Stefan Bradl, mas conseguiu manter o quarto posto até perto do final das 28 voltas.pol

Dani Pedrosa (Repsol Honda Team) fez a corrida com grande esforço, depois da recente operação realizada na semana passadaao síndroma compartimental que consistiu numa incisão ao ante-braço direito para libertação dos músculos através de uma micro-cirurgia do, note-se que Pedrosa já tinha sido operado ao braço direito há 12 anos, lutou para encontrar o ritmo ao longo da corrida de 28 voltas, foi progredindo gradualmente desde o 9º posto da grelha de partida até ao 5º lugar final.

Jorge Lorenzo (Movistar Yamaha MotoGP) partiu do sexto posto da grelha e perdeu uma posição após a agitada primeira volta. O bi-Campeão do Mundo de MotoGP™ ultrapassou depois Álvaro Bautista e Bradley Smith para chegar a quinto, mas ainda restavam 24 voltas por disputar. Parecia que o maiorquino iria garantir a quinta posição a 13 voltas do final, mas chegou Dani Pedrosa a quatro voltas do fim que acabou por se impor a Lorenzo acabou num inacreditável sexto lugar sem nada que o justifique.

Stefan Bradl (LCR Honda MotoGP) que também foi operado ao braço na semana passada terminou em sétimo, seguido de Andrea Dovizioso (Ducati Team), Aleix Espargaró (NGM Forward Racing) e Bradley Smith (Monster Yamaha Tech3) que completaram o Top 10.le mans2

Nicky Hayden (Drive M7 Aspar) sofreu uma queda na primeira volta depois de ter sido abarroado por Andrea Iannone (Pramac Racing), tendo  o italiano caído  pouco depois. Héctor Barberá (Avintia Racing) também caiu nas primeiras voltas. Nenhum dos pilotos sofreu lesões graves.

Conscientes da importância das corridas de motas e em particular do Grande Prémio de França no circuito de Le Mans, cujo MotoGP   realizou a sua 15ª edição consecutiva, Claude Michy, promotor do evento, e os detentores dos direitos do Campeonato do Mundo de MotoGP™, a Dorna Sports SL, prolongaram o contrato até 2021.

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.