- Pub -
foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES

Se Jorge Martin (Prima Pramac Racing) vencer a corrida de Grande Prémio no Motul Grande Prémio do Japão e Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) não o seguir até casa, teremos um novo líder do Campeonato de MotoGP™ – tal é o ímpeto do número 89, que venceu o Tissot Sprint em Motegi em grande estilo. Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing) teve um bom arranque na fase inicial da corrida, acabando por ficar em segundo lugar, com Bagnaia a completar o pódio depois de um duelo espetacular com o antigo companheiro de equipa Jack Miller (Red Bull KTM Factory Racing).

A melhor partida na primeira linha foi dada pelo pole Martin, que disparou para a frente para fazer o holeshot, com Miller a ultrapassar Pecco para segundo, enquanto Binder também conseguiu passar por dentro do atual Campeão para terceiro. Como sempre, as KTMs fizeram o jogo logo no início.

No entanto, Binder não ficou muito tempo atrás do colega de equipa Miller, assumindo o segundo lugar depois de uma manobra brutal mas justa, e depois de se colar à roda traseira de Martin. Quase de imediato, os dois estavam a criar uma pequena, mas real, diferença, deixando Miller entre o duo da frente e outro composto por Bagnaia e Marc Marquez (Repsol Honda Team).

Na distância da terceira corrida, Martin e Binder estavam a começar a puxar o pino. Miller foi então deixado a olhar por cima do ombro enquanto Bagnaia se aproximava, com Marquez também a perder terreno para a dupla à sua frente – fazendo com que houvesse dois duelos na frente seguidos do que se estava a tornar uma luta cada vez mais renhida pelo quinto lugar liderada por um oito vezes Campeão do Mundo.

Na volta 6, houve uma primeira jogada real nessa luta, com Marco Bezzecchi (Mooney VR46 Racing Team) a atacar e a passar Johann Zarco (Prima Pramac Racing), com o jovem italiano a conseguir travar a ligação a Marquez quase de imediato. Bezzecchi tentou algumas manobras antes de se comprometer com uma investida, mas acabou por se enganar e mandou os dois para fora, deixando um Zarco a arrancar rapidamente e permitindo que Aleix Espargaro (Aprilia Racing) também separasse a dupla.

Na frente, Martin estava a avançar nas últimas voltas, com Binder em segundo e Bagnaia ainda atrás de Miller, à procura de uma passagem. Ele viu uma e tomou-a na volta 9, mas o australiano não estava a gostar. E assim começou uma luta poética e épica para completar o pódio da Sprint, com ambos de lado, a andar às voltas e absolutamente no limite, até que uma jogada final e decisiva na penúltima volta obrigou Miller a ceder.

O australiano viu então a Ducati ficar fora do seu alcance, forçado a contentar-se com o quarto lugar e forçado a mantê-lo preso depois disso, uma vez que uma carga tardia de Zarco começou a encurralá-lo.

Logo a seguir, Martin conseguiu manter um pouco mais de um segundo de espaço para respirar à frente de Binder, com os dois a ocuparem as duas primeiras posições no sábado, com Bagnaia a chegar a casa em terceiro para completar a tribuna Sprint. Atrás, Miller conseguiu aguentar a ameaça final de Zarco, com o australiano a ficar em quarto por um décimo.

Depois de a sua ambição anterior ter ultrapassado os limites da pista quando atacou Marquez, Bezzecchi teve de carregar no martelo para voltar a passar e manter a liderança, com o oito vezes Campeão do Mundo a voltar à sua roda traseira nas duas últimas voltas. Uma última volta de qualidade garantiu que o italiano conseguisse manter-se na frente, chegando a P6 enquanto Marquez ficou em sétimo.

Atrás desta batalha, mas não por muito, Fabio Di Giannantonio (Gresini Racing MotoGP™) conquistou os seus primeiros pontos no Sprint em P8, a apenas um segundo de Marquez à saída da bandeira, continuando o seu impressionante GP do Japão. Maverick Viñales (Aprilia Racing) assinou o último ponto do Sprint em P9. O companheiro de equipa Aleix Espargaro, depois de lutar pelo quinto lugar nos primeiros tempos, foi forçado a entrar nas boxes e a retirar-se.

Depois de tudo isto, são apenas oito pontos na liderança, com Martin a chegar. Senhoras e senhores, temos uma luta séria pelo título! Sintonizem o Grande Prémio Motul do Japão no domingo, às 15:00 (GMT +9)!

- Pub -

Deixe o seu comentário