foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
O Grande Prémio do Japão de 2023 começa com um tempo quente pouco habitual desde que o Campeonato do Mundo de MotoGP chegou à Terra do Sol Nascente. No entanto, tanto Miguel Oliveira como Raul Fernandez descobriram uma sensação decente a bordo das suas máquinas RS-GP pela primeira vez no Mobility Resort Motegi. No entanto, devido a razões diferentes, falharam por pouco o top 10 na sessão de treinos desta tarde.
Oliveira deu-se bem no circuito de quase 5 quilómetros de comprimento no primeiro Treino Livre desta manhã. Terminou em 16º, a apenas um segundo do primeiro classificado, mas concentrou-se sobretudo nas afinações da sua Aprilia RS-GP. Nos últimos minutos da sessão de treinos livres da tarde, o português não conseguiu fazer a volta perfeita e foi também travado por algumas bandeiras amarelas. Liderou a sessão por breves instantes, mas acabou por terminar em P11, perdendo por apenas 0,056 segundos a hipótese de entrar diretamente na Q2 amanhã.
Miguel Oliveira (CryptoDATA RNF MotoGP Team):”Não estou contente com o que aconteceu hoje, terminei em 11º e o nosso objetivo era ficar entre os 10 primeiros. Estava a correr bem, mas na última saída não consegui juntar os meus melhores sectores e também apanhei duas bandeiras amarelas. Podia ser um pouco mais rápido, mas não sei se será suficiente. Por isso, para amanhã vamos obviamente tentar melhorar especialmente a velocidade numa única volta. Quando utilizei o pneu macio a meio da sessão em configuração de corrida, estive muito perto do meu tempo mais rápido, por isso há uma grande margem para melhorar. Temos de juntar tudo para amanhã”.
Entretanto, Fernandez conseguiu entrar no top 10 durante os 45 minutos da sessão FP1. Atrás do líder por apenas 0,774 segundos, sentiu-se forte para a importante sessão de treinos em condições quentes esta tarde. Infelizmente, o espanhol caiu duas vezes na curva 10 durante a longa sessão e não conseguiu ser muito mais rápido para melhorar a sua posição. Terminou em P17, a menos de meio segundo do seu colega de equipa.
Raul Fernandez (CryptoDATA RNF MotoGP Team):”Honestamente, estou contente, tive um ritmo muito bom, a velocidade está lá e fui rápido e consistente. Mas tive duas quedas no mesmo ponto e foi bastante estranho. Sei por que razão caí e sei o que tenho de fazer para encontrar uma solução em conjunto com a minha equipa, o que me ajuda. Senti que podia ter chegado à Q2 hoje. Tinha potencial para isso. Mas temos de ser claros; não devemos cometer dois erros, especialmente na mesma curva e, com isso, perdi a possibilidade de passar à Q2. Precisamos de trabalhar para encontrar a solução. Para amanhã, temos de melhorar, especialmente com o pneu macio.”
O sábado no Japão começa com o segundo Treino Livre às 10:10 locais (03:10 CET), seguido da Qualificação um e dois a partir das 10:50 locais (07:50 CET), antes da Corrida Sprint amanhã à tarde às 15:00 locais (08:00 CET) numa distância de 12 voltas.