foto: Kiril Janackov
O fim de semana da Aprilia Racing no Circuito TT de Assen terminou com o seu segundo pódio consecutivo após a corrida sprint de ontem. Marco Bezzecchi fez uma corrida sólida, confirmando a sua crescente confiança com a RS-GP25. Depois de largar da quinta posição no grid, ele rapidamente subiu para o segundo lugar na oitava volta, mantendo-o até à bandeira quadriculada. Com um ritmo de corrida competitivo, o piloto italiano manteve-se colado ao líder durante toda a prova, terminando a apenas seis décimos de segundo.
Foi uma corrida azarada para Lorenzo Savadori, que tem trabalhado arduamente no desenvolvimento da RS-GP25. O piloto italiano foi forçado a abandonar devido a uma queda na curva 3 durante a quarta volta. Felizmente, o acidente não teve consequências físicas.
MARCO BEZZECCHI (#72 Aprilia Racing)-P2: “ Foi uma corrida fantástica. Apesar de uma partida menos que perfeita, consegui ficar logo no grupo dos pilotos mais rápidos e recuperar algumas posições rapidamente, passando para o segundo lugar. No início da corrida, tentei controlar a situação e ficar atrás do líder, pois queria ter a certeza de que a pressão dos pneus estava boa, já que nunca tinha experimentado os pneus duros durante o fim de semana, o que os tornava uma incógnita total. A partir da metade da corrida, porém, o líder mudou o ritmo e tentei ficar o mais próximo possível para manter a pressão, mas nunca cometi um erro. Nas últimas voltas, comecei a perder um pouco de velocidade, pois tinha realmente chegado ao limite com o pneu traseiro. Foi um fim de semana brilhante. Fazia muito tempo que não subia ao pódio no sábado e no domingo, estou bastante feliz.”
Lorenzo Savadori (#32 Aprilia Racing)-DNF: “Estou desapontado com o resultado da minha corrida, mas extremamente feliz pela Aprilia, porque ainda assim tivemos um ótimo fim de semana e trouxemos algumas melhorias que funcionaram bem desde o início. O Marco conseguiu um excelente pódio na corrida sprint e um pódio fantástico na corrida longa também. Comecei bem e estava no grupo dos dez primeiros, mas infelizmente sofri uma queda. Será importante compreender e analisar tudo isso.”
Massimo Rivola (Aprilia Racing CEO): “ Finalmente, boas qualificações e, consequentemente, duas corridas no pódio. No entanto, essas duas corridas não eram garantidas, especialmente a de hoje, com Marco a lutar arduamente do início ao fim com os olhos postos na vitória. O facto de ele ter ficado colado a Marquez, que sabemos estar a dominar este ano, e de ter continuado a lutar até ao fim, é significativo. Este é um grande sinal de todo o trabalho que está a ser feito em Noale. Continuo a enfatizar isto porque continuar a acreditar não é tarefa fácil para um fabricante que teve um início de temporada tão conturbado. Todo este trabalho árduo e a determinação de Marco lembram-nos o quanto realmente apreciamos os esforços de todos.”