foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
O Grande Prémio Solidário Motul de Barcelona foi nomeado o melhor Grande Prémio de 2024. Um final verdadeiramente inesquecível, o evento teve tudo – desde o seu impacto para além do desporto, à medida que corríamos para Valência, até à história feita em pista, quando Jorge Martin ganhou o seu primeiro Campeonato do Mundo de MotoGP™.
Organizado em tempo recorde, o GP da Solidariedade também fez de 2024 um ano recorde para o MotoGP, uma vez que a lotação esgotada levou a assistência da temporada a ultrapassar os 3 milhões pela primeira vez na história.
Como o melhor vencedor do GP, que é votado pela associação das equipas (IRTA) e ratificado pela Comissão do Grande Prémio, o Circuito de Barcelona-Catalunha será agora presenteado com o troféu de 2024.
Miquel Sàmper (Ministro dos Negócios e do Trabalho da Generalitat de Catalunya e Presidente do Circuito de Barcelona-Catalunha): “O Grande Prémio Solidário Motul de Barcelona demonstrou o incrível poder da solidariedade. Tratou-se de um desafio logístico e organizativo que foi habilmente gerido pelos profissionais do Circuito, juntamente com a Dorna, o promotor do Grande Prémio, as equipas e, acima de tudo, uma resposta notável dos adeptos, que se manifestaram em apoio de Valência e de todos os afectados pelos danos causados pelo Dana.”
Hervé Poncharal (Presidente da IRTA): “Estamos muito orgulhosos da forma como o desporto se uniu em Barcelona. O impacto impressionante do GP de Solidariedade para Valência é algo para que todos contribuímos, e o esforço incrível para organizar um evento em tão pouco tempo torna-o ainda mais único. Só por isso, seria um dos principais candidatos ao prémio de Melhor GP, mas foi também um evento que atingiu verdadeiramente o nível em todos os outros aspectos.
“Foi feita história desportiva com o primeiro piloto de uma Equipa Independente a conquistar a coroa de MotoGP, toda a capacidade disponível foi esgotada, tudo no paddock foi organizado e fornecido como se tivéssemos começado a planear o evento meses antes. Tudo o que podemos dizer é obrigado ao Circuito de Barcelona-Catalunha e à sua equipa, que tornaram tudo possível, obrigado a todos os que trabalham em conjunto no desporto e obrigado aos fãs que vieram ao final da época para verem a história ser feita e, ao fazê-lo, deram um contributo tão valioso para os nossos esforços colectivos de apoio a Valência no momento em que mais precisam.”
Carmelo Ezpeleta (Diretor Executivo da Dorna Sports, detentora dos direitos de transmissão do MotoGP): “O GP da Solidariedade foi um dos maiores feitos na história moderna do nosso desporto. Queremos agradecer a todos os que o tornaram possível e felicitar o Circuito de Barcelona-Catalunha por receber este prémio. É a prova de tudo o que trabalhámos em conjunto nos bastidores para criar um espetáculo incrível, uma atmosfera fantástica e um impacto positivo extraordinário. É esse o ADN do MotoGP.
“Finalmente, queremos agradecer aos fãs por terem feito deste um evento com lotação esgotada. Não podíamos ter sonhado com isso quando anunciámos pela primeira vez este Grande Prémio, mas quando a venda de bilhetes começou percebemos que ia ser ainda mais especial do que pensávamos. Obrigado pela vossa paixão por este desporto e por serem uma grande parte de tudo o que alcançámos juntos nas corridas por Valência.”