- Pub -
foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES

Fabio Quartararo, da Monster Energy Yamaha MotoGP, transformou uma desafiante manhã de sábado no Circuito TT de Assen numa tarde frutífera durante a corrida de Sprint do GP da Holanda. Garantiu o sétimo lugar, o que lhe valeu três pontos para o campeonato. Álex Rins, por outro lado, teve um dia para esquecer. Uma queda na Curva 5 fê-lo terminar em último lugar na prova de 13 voltas de hoje.

Quartararo começou a corrida de Sprint na 13ª posição, mas rapidamente se colocou entre os 10 primeiros. Muita coisa aconteceu de uma só vez no início da segunda volta. El Diablo passou Franco Morbidelli, mas foi ultrapassado por Fabio Di Giannantonio, enquanto Marc Marquez se despistou na Curva 2. Os eventos fizeram com que o francês ficasse em nono lugar. Em comparação, o resto da corrida de Sprint foi bastante sem incidentes para o homem da Yamaha. Com uma diferença substancial para os pilotos à sua frente, bem como para os rivais atrás dele, Quartararo continuou a avançar. O final da corrida de Sprint teve, no entanto, algumas reviravoltas. Uma queda tardia de Aleix Espargaró na última volta e uma penalização de 3s para Alex Marquez por não ter cumprido uma penalização de volta longa resultaram na sétima posição de Quartararo na classificação da corrida de Sprint, a 10,828s do vencedor.

Rins iniciou a corrida de 13 voltas na 16ª posição da grelha. Uma abertura surpreendentemente suave no meio do pelotão ajudou-o a manter a sua posição durante a primeira volta. O número 42 ganhou brevemente um lugar com a queda de Marc Marquez, mas uma carga de Raul Fernandez relegou-o para o seu ponto de partida. Manteve a 16ª posição durante a maior parte da corrida de Sprint, até que, a 5 voltas do fim, sofreu uma queda na Curva 5. Conseguiu voltar a montar rapidamente a sua mota, mas acabou por ficar no fundo do pelotão. Terminou em 19º lugar, a 1m23,553s do primeiro.

Com os resultados de hoje, Quartararo ocupa o 12º lugar na classificação geral com 35 pontos. Rins mantém-se na 20ª posição com 8 pontos. A Monster Energy Yamaha MotoGP mantém o 9º lugar no campeonato de equipas com 43 pontos, e a Yamaha mantém a 4ª posição no campeonato de construtores com 39 pontos.

Fabio Quartararo(#20 Monster Energy Yamaha MotoGP™)-P7: “Hoje foi um pouco melhor. Mas, como disse antes, o novo motor será melhor noutras corridas. Aí notar-se-á melhor a melhoria. Mas acho que conseguimos fazer uma óptima corrida de Sprint. Neste momento, estamos a olhar para os 5 ou 6 primeiros, e hoje não ficámos muito longe. Começar nesta posição, P13, não foi fácil, mas podemos estar muito contentes com o dia de hoje. Estamos a melhorar passo a passo, mesmo que isso não se note no exterior. A corrida de amanhã vai ser longa. A corrida de Sprint de hoje já foi fisicamente exigente. Por isso, espero que esteja tudo bem para a corrida. É difícil, também para os pneus e tudo mais. Neste momento, temos de ver o que podemos fazer e esperamos que amanhã também consigamos um bom resultado.”

Alex Rins (#42 Monster Energy Yamaha MotoGP™)-P19: “Foi um pouco difícil. Não fiz o meu melhor arranque, mas mesmo assim fiz um bom arranque. Mas depois tive problemas para fazer as curvas: assim que soltei os travões, estava a fazer muitos metros a mais, por isso não consegui curvar tanto quanto queria. Mas, como sabem, estamos a dar pequenos passos em frente. É muito difícil testar coisas durante um GP. Mas levámos informação para amanhã e vamos mudar um pouco a moto, para ver se conseguimos ser um pouco mais rápidos na corrida.”

 Massimo Meregalli (Diretor de Equipa): “Sabíamos que hoje ia ser um desafio e, embora a classificação do Fabio na corrida de Sprint seja bastante boa, tendo em conta a sua posição de partida, ainda temos trabalho a fazer. No entanto, o próprio Fabio fez um bom trabalho hoje. Apesar de partir do meio do pelotão, posicionou-se bem na primeira volta, o que o ajudou a conquistar pontos. Em suma, não foi o dia do Álex. Partir de P16 é sempre difícil, e a afinação que tentou hoje na corrida de Sprint também não o ajudou. Vamos fazer um reset e tentar algo novo para amanhã para ver se o ajuda a recuperar na corrida de amanhã.”

- Pub -

Deixe o seu comentário