Lorenzo de Médici (1449-1492), proprietário e produtor de vinho nas terras onde agora se disputa o Grande Prémio de  Mugello, na região da  Toscana Itália,  também era conhecido como “Lorenzo, o Magnífico, pelos seus contemporâneos, foi um estadista italiano e o governante de facto da República de Florença durante o Renascimento italiano …. hoje o rei é outro, chama-se Jorge  Lorenzo, piloto da  Yamaha,  que pelo terceiro ano consecutivo, impôs a sua lei e venceu a corrida de MotoGP do Grande Prêmio da Itália.

Lorenzo ganhou o Grande Prêmio da Itália, impondo-se como um imperador aos seus rivais ,será que a presença de Biaggi nas boxes ao seu lado o inspirou ? … a verdade é que o seu  ritmo de corrida era muito superior aos dos seus rivais e bateu os seus mais diretos opositores,  sem apelo nem agravo, Dani Pedrosa, ficou em segundo a cerca de 6 segundos ,  o rookie  Marc Márquez  voltou a cair na corrida,  já tinha caído nos treinos,  e Valentino Rossi também caiu,  foi abalroado por Álvaro Batista na primeira volta e  hipotecou a suas aspirações ao titulo de campeão do mundo

A corrida desenvolveu-se de acordo com o planeado por Lorenzo, cujo objetivo era em primeiro lugar  não deixar fugir Pedrosa, nas primeiras voltas logo a seguir aos grandes arranques que sempre faz e impor o seu ritmo de corrida…  assim aconteceu …

Pedrosa saiu da pole, fez um grande arranque, tendo-se mantido à frente até ao final da reta, levando colado Lorenzo, mas este estava determinado em ganhar esta corrida e encurtar a distancia na tabela classificativa depois do rival ter ganho as duas corridas anteriores, assim logo na 1ª curva, deu um abalroou Pedrosa  que quase caiu e assim passou para o comando. Atrás na terceira posição já seguia Marc Márquez depois de ter partido da sexta posição.

O segundo acontecimento na corrida, mas este com grandes consecuencias, surgiu instantes depois, quando Álvaro Batista também abalroou valentino Rossi, mas aqui saíram ambos disparados para as proteções do circuito, com Batista enrolado no chão com mota e Rossi tentando não bater nas proteções o que não conseguiu evitar … o bom situação, se é que existe parte boa , foi que ambos não sofreram lesões.

batistaO pior foi o clima de desilusão que se sentiu no circuito, inclusive com fans de Valentino a abandonar o circuito, frustrados com o incidente, que a direção da corrida considerou normal e outros a desligar a TV …  eu pessoalmente conheço alguns …

Assim terminou imaginem apenas a primeira volta, com Lorenzo e Pedrosa colados, seguidos do sensacional Márquez e  um pouco mais atrás Crutchlow  e Dovicioso . A batalha parecia ser entre Yamaha de Lorenzo e as Hondas oficiais. Os três da frente seguiram juntos até metade da corrida, dando inclusive a sensação que Pedrosa poderia passar Lorenzo no final da reta da meta, onde os pilotos atingiam uns incríveis 335 km/h….  mas nunca passou de intenção .

Nas voltas  8 e 9 de Lorenzo, Pedrosa e Marquez apertaram os  tempos, para 1.48 baixo, deixando  Crutchlow a quase 5 segundos em quarto lugar. O Pódio parecia que iria ser discutido entre os três.

Mas na volta 12 veio uma mudança de ritmo da Yamaha. Lorenzo tinha guardado meio segundo para a segunda parte da corrida e começou a puxar e a dar corda a Pedrosa que não conseguia acompanhar este aumento de ritmo ganhando quase um segundo por volta , na volta 13 avanço de 1,2 seg e na volta 14 2,1 seg. dos homens da Honda. É também nesta altura que Márquez achou que tinha mais ritmo que o seu chefe de fila e começou a pressioná-lo.  Na volta 17, encontro um buraco nas curvas entrelaçadas de Casanova-Savelli, e passou limpinho Pedrosa pelo interior e fugiu.

Na volta seguinte ganhou meio segundo e na volta 20 um segundo…. Faltavam três voltas, e Marc tinha o segundo lugar no bolso e ficaria a apenas 2 pontos do líder da classificação Dani Pedrosa. Mas o jovem Marc Márquez assim não entendeu e continuou a atacar numa tentativa de alcançar Lorenzo. Essa é a sua grandeza luta sempre para ganhar mas nesta corrida foi a sua perdição… perdeu a rodada frente e caiu.

Márquez merecia um outro final, depois do enorme acidente na sexta feira, na reta da meta a cerca de 340 km/h  com um acidente que lhe poderia ter saido muito caro. Correr depois  desse enorme susto com uma pequena fratura no ombro direito, foi um acto de heroismo que pagou caro.

A corrida já com 23 voltas, tornou-se longa para Pedrosa  já que  Crutchlow  manteve  um ritmo de 1,48  e já visualizava Pedrosa que herdara o segundo lugar. Mas faltou-lhe uma volta para o ultrapassar.

Sem Rossi na pista, ficámos sem saber o que teria acontecido, sabendo que rodava em casa no circuito onde já obteve 9 vitórias, 7 em MotoGP.

Valentino Rossi : “ A base do problema tem sido sempre a mesma, não consigo qualificar-me bem e tenho de sair detrás da grelha de partida, o que pode trazer um monte de problemas como vimos hoje. Preciso de  sair no mínimo da segunda fila para minimizar os

capacete rossi mugello

riscos. Vamos trabalhar para melhorar nas classificações, mas a verdade é que todos são muito rápidosnuma volta. Esta corrida foi uma pena porque estávamos muito rápidos no warm up e podíamos ter feito uma boa corrida. Vamos esperar por Barcelona.

Questionado sobre o seu nível de motivação pelos maus resultados alcançados até agora disse “ O mundial está agora mais difícil  mas ainda faltam muitas corridas. Tinha a ilusão de fazer aqui em Mugello uma boa corrida com tantos fans a apoiar-me mas não foi possível … tenho de pensar que dentro de duas semanas temos outra corrida e espero ter algumas hipóteses.

O espirito de desportista continua bem presente, como vemos pelos desenhos no seu capacete, que sempre estreia em Mugello.

 Depois de duas vitórias consecutivas, Dani Pedrosa não consegui ganhar em Mugello mas ainda assim conseguiu um bom  resultado.  Apesar do muro de lamentações que se segue:

 Dani Pedrosa : Foi um fim de semana difícil, e desde sexta-feira, nunca tive boa aderência tive de trabalhar muito com os mecânicos para melhorar, apenas no sábado  demos uns passos em frente. mas tivemos que mudar muito a moto. A configuração que tínhamos era boa para o inicio da corrida, mas não aguentava até ao final,  fisicamente também foi  uma circuito muito difícil porque tinha de

mudar muitas vezes de posição. Quando Marc veio para cima de mim penso eu também  percebeu e começou a mudar de posição na moto

.  Hoje fizemos uma corrida inteligente e temos 20 pontos,   salvamos bem no fim de semana e isso é muito bom.

Questionado sobre o mundial “  Bom quando corres contra Lorenzo, que não falha como vimos o ano passado, onde acabou sempre em primeiro ou segundo, não é fácil… mas a chave é esta, estar sempre à frente e não falhar… uma fórmula difícil, mas há que faze-la “.

Jorge Lorenzo : “Não, não. A chave tem sido a temperatura, com um pouco menos de calor fugir teria sido mais simples, mas com temperaturas altas a Honda melhora o comportamento e nós pioramos por isso na parte da manhã, no warm up, a diferença foi maior. Corri muito concentrado  e muito bem durante o fim de semana, dei um  passo em frente na minha pilotagem. A corrida não foi fácil, , especialmente no inicio, vi que Dani poderia  inclusive  ultrapassar-me  e ir embora, mas felizmente melhorei a minha condução. Depois , com o deposito vazio, consegui ganhar umas décimas e atacar.renzo fez de Mugello o seu circuito favorito três vitórias consecutivas. Como no ano passado, Jorge ganhou impondo o seu melhor ritmo a Dani Pedrosa que  mantém a liderança do campeonato mas com apenas doze p

ontos sobre o campeão do mundo. Mugello é um circuito Yamaha ?

O fato de que Márquez ter caido quando ia segundo lugar, é uma má notícia ?, “ Sim, quando eu vi Marc em segundo na placa, fiquei contente, porque Dani este ano é em teoria mais favorito que Marc, hoje perdeu muitos pontos, mas continua sem duvida a ser um dos favoritos ao título.

sic mugello

 

Classificação MotoGP – Grande Prémio Itália TIM –  Mugello

Desporto motorizado de duas rodas **Por Mário Andrade e António Vermelho **04/06/2013** mandrade@ipressglobal.com

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.