foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES

Durante mais de 70 anos, o FIM MotoGP™ World Championship tem atingido marcas e tem escrito histórias incriveis nos seus livros de recordes. Este domingo o MotoGP ™ no BMW M Grand Prix of Styria, outro episódio incrível e ilustre recorde da história do nosso desporto favorito está prestes a ser escrito: a 900ª corrida da classe rainha.

Quando o Campeonato do Mundo começou em 1949, a classe rainha estava limitada a 500cc a 2 tempos e assim permaneceu até 2002, quando a classe foi rebatizada de ‘MotoGP ™’ o limite de cilindrada das maquinas agora a 4 tempos foi aumentada,  para os  990cc.

Será no circuito Red Bull Ring, que um dos melhores e maiores espetáculos do mundo atingirá mais um número redondo, facto que só por si merece ser mencionado.

Ao longo dos 899 Grandes Prêmios da classe rainha até agora, há 111 vencedores diferentes. Quem está no topo da tabela?

O nove vezes Campeão do Mundo Valentino Rossi (Monster Energy Yamaha MotoGP), que obteve 89 vitórias – o que significa que o ‘Doctor’ ganhou 10% de todas as corridas da classe rainha na história.

Reparem  na lista dos 5 pilotos com mais vitórias na Classe Rainha:

Valentino Rossi  – 89 (10% de todas as corridas da categoria rainha)

Giacomo Agostini 68

Marc Marquez 56

Mick Doohan 54

Jorge Lorenzo 47

Total 314 (35% de todas as vitórias da categoria rainha)Estes “cinco fantásticos” de Rossi, Agostini, Marquez, Doohan e Lorenzo venceram uns impressionantes 35% das 899 corridas da categoria rainha entre eles.

O Doctor  Rossi também partiu em  346 delas, ou seja 38,5% de todas as corridas da categoria rainha da história.

Outra leitura analisando o pódio das 899 corridas, assinala  que apenas 269 pilotos conseguiram este feito na categoria rainha, com mais uma vez  Valentino Rossi a ocupar a 1ª posição.

Valentino Rossi 199 (22% de todas as corridas da categoria rainha)

Jorge Lorenzo 114

Dani Pedrosa 112

Marc Marquez = 95

Mick Doohan = 95

A história continua a ser feita semana após semana também. Em Brno, Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing) tornou-se no mais recente vencedor da categoria rainha e o primeiro sul-africano a alcançar o feito, com a KTM a conquistar a sua primeira vitória no MotoGP ™.

No GP da Áustria, houve outro marco: a 50ª vitória da Ducati na categoria rainha, conquistada por Andrea Dovizioso (Ducati Team). 899 corridas, 111 vencedores, 269 pilotos no pódio de 19 diferentes países…

A corrida número 900 na categoria rainha já faz história por si só, mas há hipótese de fazer ainda mais.

O 200º pódio para Rossi? Um novo vencedor da categoria rainha? Ou o início de outro um novo capítulo?

Por tudo isto, não perca e assista  a um pouco mais de história, este  domingo às 13:00 (GMT) no Red Bull Ring!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui