- Pub -
foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES

Em condições escaldantes e húmidas, a 17ª ronda de 2023 em Buriram, Tailândia, foi complicada para a CryptoDATA RNF MotoGP Team por várias razões. Enquanto Raul Fernandez estava a tentar obter o melhor resultado possível, Miguel Oliveira teve azar na corrida de hoje de 26 voltas no Circuito Internacional de Chang.

Miguel Oliveira esteve a tentar encontrar uma sensação a bordo da sua Aprilia RS-GP durante todo o fim de semana e teve de partir da P20 da grelha. A partir daí, ganhou três posições na volta de abertura da corrida principal desta tarde e esforçou-se por se colar aos pilotos à sua frente. No entanto, não teve qualquer hipótese, uma vez que um problema técnico na sétima volta o impediu de continuar o Grande Prémio da Tailândia.

Do outro lado da box da CryptoDATA RNF MotoGP Team, Fernandez, que se qualificou na 14ª posição, teve uma partida melhor do que ontem, manteve a sua posição após as primeiras curvas e até conseguiu passar alguns outros pilotos para se encontrar em P11 após a primeira volta. O ritmo foi forte e consistente e mudou gradualmente para P9 na terceira volta, onde esteve a lutar no grupo de perseguição que ia de P6 a P17, perdendo e ganhando algum terreno e posições aqui e ali. No entanto, no final da corrida de 26 voltas incrivelmente exigentes, não foi capaz de manter o seu ritmo forte e foi para trás, acabando por cruzar a linha de meta em P15, o que lhe valeu pelo menos um ponto no Campeonato do Mundo.

Miguel Oliveira (CryptoDATA RNF MotoGP Team):”Tive de abandonar devido a um problema técnico no início da corrida. No início, estava a tentar gerir o pneu traseiro, sabia que a corrida ia ser longa e um desafio físico para mim e para os pneus, por isso estava a gerir o melhor que podia, mas no final tive de desistir da corrida. É algo que temos de analisar, mas agora estou apenas a tentar recomeçar e fazer melhor.”

Raul Fernandez (CryptoDATA RNF MotoGP Team): “A primeira parte da corrida foi muito boa, senti que arranquei muito bem, estava a lutar com o Fabio (Quartararo). Vi o potencial de pódio, mas não temos o ritmo para o fazer, mas tínhamos o ritmo para a 5ª ou 6ª posição. Mas depois de 10 ou 11 voltas, o calor era muito mau e as últimas cinco voltas não foram nada boas. Estive quase a parar a corrida, mas por respeito à equipa e à Aprilia, continuei a conseguir pelo menos um ponto. Estou contente porque tenho potencial e sinto-me bem por conseguir pilotar bem a moto. Temos de ver o que fizemos bem e voltar a fazê-lo na próxima corrida.”

Razlan Razali (Fundador e Chefe de Equipa CryptoDATA RNF MotoGP Team) : “Foi um fim de semana difícil e uma corrida difícil. O Miguel não se sentiu nada confortável esta semana e, infelizmente, teve um problema técnico com a mota na corrida de hoje e teve de se abandonar. Entretanto, o Raul teve uma partida fantástica, foi fantástico nas primeiras dez voltas e esteve entre os 10 primeiros. Desistiu porque teve um problema com o aquecimento da mota. O calor que passa da pista para a mota foi um problema, pois dificultou-lhe a respiração, um problema que também foi enfrentado pelos pilotos da Aprilia. No entanto, ele ainda conseguiu salvar um ponto. Assim, fazemos uma pausa de uma semana após três semanas de corridas e viagens e vamos a seguir para a Malásia, o nosso Grande Prémio caseiro, onde estaremos totalmente preparados.”

Wilco Zeelenberg (Diretor de Equipa CryptoDATA RNF MotoGP Team) : “Completámos a 17ª corrida e a última das três primeiras consecutivas do campeonato. Tivemos um problema técnico com a mota do Miguel que temos de investigar melhor. O Raul sentiu-se muito bem durante todo o fim de semana. Fez um bom trabalho, mas no final, a 10 voltas do fim, todos os pilotos, especialmente os da Aprilia, estavam a lutar para resistir ao calor da moto. No entanto, tenho de dizer que estou orgulhoso dele por ter feito uma primeira parte da corrida muito forte, indo de trás para a frente e lutando muito, sentiu-se bem com todas as motos à sua volta e foi competitivo. Acabou por terminar em 15º lugar com um ponto, o que é melhor do que nada. Agora vamos para casa depois de três semanas e estamos ansiosos pela nossa próxima corrida em casa, em Kuala Lumpur, onde queremos fazer melhor.”

Após este exigente triplo confronto, a CryptoDATA RNF MotoGP Team está pronta para uma curta pausa em casa na próxima semana, a fim de regressar com a carga fresca para o último triplo desta temporada, com partida em Sepang, Malásia, em menos de quinze dias.

- Pub -

Deixe o seu comentário