- Pub -
foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES

Francesco Bagnaia e a Ducati Lenovo Team venceram hoje o Grande Prémio da Malásia no Circuito Internacional de Sepang. Enea Bastianini completou o pódio em terceiro lugar. A corrida foi disputada numa distância de 19 voltas depois de uma colisão tripla na curva 2 na primeira volta, o que levou a uma situação de bandeira vermelha.

No recomeço, Bagnaia entrou numa espetacular batalha com Martín pela liderança que durou até à quarta volta, quando o primeiro conseguiu afastar-se do rival. Pecco geriu então a sua margem até à bandeira axadrezada, tornando-se no sexto piloto na história da categoria rainha a vencer dez corridas numa única época, cortesia daquele que foi o seu 50º pódio de carreira no MotoGP. Bagnaia também estabeleceu o novo recorde para o número total de vitórias desde a introdução da corrida de Sprint – dezoito.

Bastianini conseguiu ganhar uma posição no início, mas teve dificuldades em ultrapassar Morbidelli na fase inicial da corrida. Enea acabou por conseguir fazê-lo na sexta volta, subindo mais um lugar após a queda de Marc Marquez, cruzando a linha de meta num solitário terceiro lugar.

À medida que o décimo nono Grande Prémio da época se aproxima do fim, Bagnaia é segundo na classificação do campeonato com uma diferença de 24 pontos para Martín. Bastianini é quarto, a um ponto de Marc Márquez.

Francesco Bagnaia (#1 Ducati Lenovo Team)-P1: “O nosso ritmo hoje foi realmente competitivo, como aconteceu muitas vezes no domingo deste ano. O Jorge (Martín) fez tudo o que podia para se manter à minha frente nas fases iniciais, mas eu estava a sentir-me muito confortável em cima da moto e consegui ser muito mais agressivo. O único problema é que o nosso ritmo era mais forte do que o dos nossos rivais e isso não jogou certamente a nosso favor. Temos de perceber porque é que não conseguimos ter um desempenho tão bom nas corridas de Sprint: esta é uma área em que temos de trabalhar para o futuro, mas agora temos de nos concentrar na última prova da época e tentar dar o nosso melhor. Esta é a nossa décima vitória de domingo da época, o que prova o excelente trabalho que fizemos este ano.”

Enea Bastianini (#23 Ducati Lenovo Team)-P3: “Foi uma corrida desafiante, ainda mais do que ontem devido às temperaturas mais elevadas, e continuei a ter dificuldades na entrada das curvas. Tentámos dar um passo em frente no warmup, mas não conseguimos. Quando as coisas correm assim, é importante acabar a corrida, por um lado, as coisas jogaram a nosso favor, pois conseguimos terminar no pódio. Agora espera-nos a última prova e gostaria de dedicar este pódio à comunidade Valenciana que precisa de todo o nosso apoio nestes tempos extremamente difíceis.”

Luigi Dall’Igna (Diretor Geral da Ducati Corse): “Obviamente que os nossos pensamentos vão primeiro para a Comunidade Valenciana, que está a passar por um momento muito dramático. Precisam de todo o apoio e espero que a situação melhore o mais rapidamente possível. Falando da corrida, foi fantástica. A batalha entre o Pecco e o Jorge nas primeiras voltas foi espetacular e muito limpa. Ambos os pilotos rodaram na perfeição e tenho de os felicitar pelo seu desempenho, pois proporcionaram uma emoção incrível. Foi bom ver o Enea também no pódio, apesar dos problemas que teve com a parte da frente. Ele fez um excelente trabalho para conseguir o melhor resultado possível e vamos tentar colocá-lo nas condições certas para se sair bem na última corrida da época.”

O último evento da temporada 2024 de MotoGP terá lugar de 15 a 17 de novembro no Circuito de Barcelona – Catalunha, em Montmeló, o local escolhido para a ronda final após os trágicos acontecimentos que têm afetado a comunidade valenciana desde o início da semana.

- Pub -

Deixe o seu comentário