- Pub -
foto: Pirelli

Para o Grande Prémio de Portugal de 2025, os pilotos de Moto2™ terão à sua disposição dois pneus traseiros, ambos de composto macio: o SC0 standard e a especificação de desenvolvimento E0125, que utiliza o mesmo composto da solução standard, mas aplicado a uma estrutura mais avançada. Esta última opção já foi utilizada em 9 GP este ano e, em sete ocasiões, esteve presente na alocação com o SC0 standard, vencendo sempre a comparação direta entre ambos.

• Para o Moto3™, está confirmada a alocação standard desta temporada, a mesma já utilizada em 2024, que consiste em SC1 macio e SC2 médio como opções para a dianteira e a traseira, na quantidade de 8 unidades por piloto para cada composto. Na última edição do GP, as preferências dos pilotos para a corrida dividiram-se mais ou menos igualmente entre o SC1 macio e o SC2 médio na traseira, enquanto na dianteira o SC2 médio foi claramente o preferido.

O Autódromo Internacional do Algarve recebe o Grande Prémio de Portugal pela sexta vez, desde a sua estreia no calendário do MotoGP em 2020. Com exceção do primeiro ano, em todas as outras edições o GP realizou-se no primeiro semestre do ano. O circuito é conhecido pelas suas ondulações, curvas rápidas e curvas cegas com uma inclinação de até 12% em descida e 6% em subida. A combinação de curvas longas e rápidas, como a última curva à direita, gera elevadas cargas laterais e longitudinais nos pneus e a travagem repentina em descida exige particularmente dos pneus dianteiros.

Giorgio Barbier (Motorcycle Racing Director): “ Estamos agora na reta final do Campeonato do Mundo e é importante para a Pirelli fazer um balanço do trabalho de desenvolvimento realizado durante a temporada, sobretudo junto dos pilotos da categoria Moto2™, e depois avaliar se algumas das soluções desenvolvidas este ano poderão entrar na gama de 2026 para substituir as atuais. Repetimos este processo todos os anos e permite-nos ter uma gama atualizada, beneficiando não só os pilotos que competem no Campeonato do Mundo, mas também aqueles que participam nas diversas competições nacionais ou os amadores que compram os nossos pneus para utilizar em track days. Entre estas soluções está o pneu macio na especificação E0125, que iremos comparar com o standard SC0 pela sétima vez este ano, tendo ambos sido utilizados nos GP de Silverstone, Aragão, Assen, Balaton, Barcelona e Lombok, para além de algumas etapas do WorldSBK, incluindo a realizada em Portimão no início da temporada.

Até agora, em todos estes eventos, o E0125 venceu a comparação com o pneu macio padrão e foi sempre a escolha de praticamente todos os pilotos para a corrida. Por isso, esperamos que seja a opção mais popular também nesta ocasião. Nesse momento, depois de o testarmos em circuitos com características diferentes, em diferentes condições climatéricas e com pilotos e motos de diferentes campeonatos, teremos informação suficiente para decidir se o promoveremos ao novo pneu macio padrão. Em 2024, o GP de Portugal foi realizado em março e todos os pilotos utilizaram o SC0 padrão na corrida. Este ano, a corrida será no início de novembro, mas as temperaturas médias destes dois meses são semelhantes, embora em novembro a probabilidade de chuva seja maior.”

- Pub -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui