foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
O quarto lugar obtido hoje na corrida do Qatar foi, sem dúvida, uma desilusão para Maverick Viñales, que fez uma espetacular corrida de recuperação do nono lugar. Apenas oitenta milésimos de segundo o separaram de um resultado final que estava dentro do seu potencial. Após o acidente de ontem, que chegou a tornar duvidosa a sua participação hoje, Aleix rodou no Warm-up e depois decidiu juntar-se à corrida de 21 voltas. No entanto, as dores na perna esquerda, nomeadamente a falta de sensibilidade no pé, obrigaram-no a abandonar durante a sétima volta.
Depois de partir da terceira fila, Maverick encontrou-se em nono lugar durante a primeira volta. Depois de um período inicial de adaptação, iniciou o seu regresso, encorajado por um ritmo de corrida excecional. No entanto, o inevitável tempo perdido nas ultrapassagens deixou-o com uma diferença de mais de três segundos para o pódio, uma distância que o piloto espanhol teimou em reduzir a zero, mesmo tentando ultrapassar nas últimas curvas. A consciência do seu potencial no final da corrida é o melhor precedente para a última ronda em Valência e para a continuação da sua aventura com a Aprilia.
Maverick Viñales (Aprilia Racing): “O compromisso que encontrámos este fim de semana no RS-GP é, na minha opinião, o melhor de 2023. Este é o aspeto verdadeiramente positivo. O caminho está traçado e estamos bem cientes da direção técnica a seguir. Correndo o risco de parecer repetitivo, mais uma vez, ter de recuperar terreno torna tudo mais difícil e impede-me de alcançar os resultados que – em termos de ritmo – merecemos. Com a velocidade que depois demonstramos na corrida, melhorar nas qualificações e na partida para a corrida deve ser o nosso mantra a partir de agora e até ao início da próxima época.”
Aleix Espargaro (Aprilia Racing): “Queria tentar hoje, mas a certa altura perdi a sensibilidade e a força no meu pé esquerdo, pelo que não consegui mexer na caixa de velocidades. Já no aquecimento, apercebi-me deste risco. As horas de descanso antes da corrida não foram suficientes para recuperar totalmente. Conhecendo o nosso ritmo, é uma pena, mas não pude continuar. Agora, o foco está em Valência, onde espero chegar a uma forma física que seja suficiente para terminar bem a época.”