foto: Pramac Racing
Depois do fim de semana mais forte da temporada – com Miller a entrar nos cinco primeiros pela primeira vez este ano e Fernandez a terminar em 13º – a Prima Pramac Yamaha MotoGP Team chega ao Qatar pronta para mais um fim de semana promissor. Com Miguel Oliveira ainda afastado devido a uma lesão no ombro esquerdo contraída na Argentina, o seu substituto é mais uma vez o piloto de testes da Yamaha Factory Racing MotoGP, Augusto Fernandez.
Para Miller, esta será a sua 13ª presença em Lusail, a única corrida nocturna do calendário de MotoGP, iluminada por 1.000 postes e 3.600 projectores. O seu melhor resultado aqui é uma vitória na corrida de Moto3 de 2014 – uma época em que terminou em segundo lugar na geral antes de dar o salto para o MotoGP no ano seguinte. Fernandez, que vai correr em Lusail pela sétima vez, conquistou o seu melhor resultado aqui em 2022 com um quarto lugar em Moto2, ano em que conquistou o título mundial nessa categoria.
Depois de sólidas prestações nos EUA, onde Miller foi o melhor piloto da Yamaha pela segunda vez, as expectativas são elevadas para outra forte exibição numa pista que joga com os pontos fortes da Yamaha YZR-M1. O traçado de Lusail, que não tem muitas zonas de travagem bruscas (é considerada uma pista de exigência média pela Brembo, com uma classificação de dificuldade de 3 numa escala de 1 a 6), poderá adequar-se bem às características técnicas da mota.
Na classificação atual, após três rondas, Miller ocupa o 10º lugar da geral com 19 pontos, enquanto Fernandez é o 20º com 3 pontos. A Yamaha está em 5º lugar na classificação de construtores com 28 pontos e a Prima Pramac Yamaha está em 10º na classificação de equipas com 24 pontos.
JACK MILLER (Prima Pramac Yamaha MotoGP): “Estou ansioso pelo Qatar – é uma pista que se adequa à Yamaha, com muitas curvas longas e apenas uma longa reta. Sinto que demos um passo em frente em Austin, e ter mais tempo de pista seca em Lusail será fundamental para continuar a desenvolver esta mota. Ter tido um fim de semana sólido como o que tivemos em Austin, onde mostrámos progressos, dá definitivamente um grande impulso moral a toda a equipa. Agora, temos de continuar a avançar na mesma direção.”
AUGUSTO FERNANDEZ (Prima Pramac Yamaha MotoGP): “Mais uma vez, quero enviar os meus melhores votos ao Miguel – é um momento difícil para ele, mas espero que recupere rapidamente e volte mais forte. Para mim, é ótimo ter outra corrida para continuar a trabalhar com a equipa. Fiquei muito contente com o que conseguimos em Austin, por isso voltar à YZR-M1 imediatamente e fazer mais quilómetros é perfeito. Lusail é uma pista de que gosto muito, por isso estou entusiasmado para começar o fim de semana e dar o meu melhor pela Yamaha e pela equipa Prima Pramac Yamaha.”
GINO BORSOI (Diretor de Equipa Prima Pramac Yamaha MotoGP): “O nosso principal objetivo é continuar o trabalho que começámos no GP das Américas, onde os dados mostram que encontrámos um bom equilíbrio de configuração com ambos os pilotos. Teoricamente, o traçado de Lusail deve ser uma pista onde a Yamaha YZR-M1 pode expressar melhor o seu potencial. Começar na direção certa será fundamental e estou muito curioso para ver onde estamos na sexta-feira à noite, após a sessão de treinos que decide o acesso direto à Q2. Austin mostrou-nos um Miller muito motivado, levando a Yamaha aos seus limites de desempenho, enquanto Fernandez que ganhou mais confiança e conhecimento da mota em cada sessão. Lamento que o Miguel seja forçado a falhar mais uma corrida, mas estamos todos ansiosos por o ver de volta em breve. Entretanto, vamos trabalhar arduamente para ajudar o Augusto a melhorar o seu resultado em Austin.”