foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
O MotoGP mudou-se da Ásia para o Médio Oriente e da Malásia para o Qatar para o segundo teste de pré-temporada da campanha de 2024. Brad Binder registou o 9º melhor tempo nas duas sessões de sete horas ao longo dos dois dias e Jack Miller foi o 11º mais rápido, com a Red Bull KTM a registar quase 220 voltas na sua busca pela melhor configuração para entrar no novo calendário.
Uma sessão promissora para a Red Bull KTM Factory Racing, com Brad Binder e Jack Miller a registarem o recorde de voltas estabelecido em 2023 e a serem mais de um segundo mais rápidos do que o melhor tempo da corrida do ano passado
Brad Binder efectua 106 voltas, um tempo quase dois décimos de segundo abaixo do recorde de voltas e a seis décimos do P1 no teste do Qatar
Jack Miller está a pouco mais de um décimo de segundo do seu companheiro de equipa após 112 voltas ao traçado plano e cheio de curvas de Losail
A primeira ronda do MotoGP de 2024 terá lugar no mesmo local do Grande Prémio do Qatar e onde a equipa conseguiu a 2ª e 5ª posições nas duas últimas edições da corrida no Qatar.
A KTM trocou o calor, a humidade e o pegajoso Circuito Internacional de Sepang pelas luzes da noite, a brisa forte e o asfalto arenoso e abrasivo do Circuito Internacional de Lusail, quando o Qatar acolheu o segundo e último teste de pré-temporada do MotoGP 2024. A Red Bull KTM Factory Racing juntou-se aos seus pares para uma corrida de dois dias no traçado de 5,4 km a norte de Doha, e a última oportunidade para experimentar peças e ideias e homologar configurações da KTM RC16 para a campanha que se avizinha.
Brad Binder e Jack Miller aproveitaram uma pista que foi ficando gradualmente mais limpa ao longo da utilização, na segunda-feira, para voltar a experimentar direcções técnicas com aerodinâmica e outras modificações descobertas na Malásia, duas semanas antes. O segundo dia proporcionou uma última sessão de confirmação antes de se trabalhar também na configuração para o próximo Grande Prémio (com vista ao Sprint de 11 voltas e ao evento de 22 voltas de distância total). O resultado foi um ataque ao cronómetro com Binder em 9º e Miller um pouco mais atrás, na P11.
Apenas 17 dias separam as últimas voltas do teste em Lusail até às primeiras voltas do Grande Prémio do Qatar e à ronda de abertura da 21ª temporada de MotoGP de 2024. A Red Bull KTM Factory Racing vai voltar a ser rápida quando for preciso, na sexta-feira, 8 de março, para lançar o seu oitavo período na grelha da categoria rainha.
Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing) -P9: “Hoje foi muito fixe. Conseguimos esmagar tudo e experimentar algumas configurações, bem como uma simulação de corrida completa. Tive o azar de ter duas bandeiras amarelas na minha volta de contrarrelógio mas, tirando isso, fiquei contente! Penso que a nossa moto está a funcionar muito bem e demos um passo em relação à época passada: veremos em que ponto estamos quando voltarmos a correr dentro de duas semanas.”
Jack Miller (Red Bull KTM Factory Racing) -P11: “Último dia positivo aqui e estou muito contente com a situação da mota. Fiz algumas alterações de configuração hoje e penso que estamos no ponto certo para começar a época. Sinto-me bem e estou ansioso por voltar aqui para fazer tudo a sério. Ainda temos alguns pequenos ajustes a fazer: os pilotos de motas nunca estão totalmente satisfeitos! As condições eram complicadas longe da linha de corrida; se cometemos um erro, é difícil voltar a sair da sujidade. No geral, foi uma boa pré-época e os rapazes fizeram um trabalho fantástico durante o inverno com as melhorias e acredito que temos uma moto muito competitiva para as corridas.”
Francesco Guidotti (Diretor de Equipa da Red Bull KTM Factory Racing): “Os pilotos estavam felizes. Demos um passo em frente em comparação com a última vez que aqui estivemos e isso ficou claro nos tempos por volta. Mas ainda precisamos de um pouco mais, mas estamos no bom caminho. Estamos a trabalhar e podemos ver as melhorias. Tem sido uma boa pré-temporada e o ritmo geral tem estado abaixo do recorde de voltas em ambas as ocasiões e nós também estamos lá. Vamos estar prontos e temos de cumprir o nosso objetivo.”
Sebastian Risse (Diretor Técnico da Red Bull KTM MotoGP): “Concluímos o nosso programa de testes de inverno e estamos muito contentes com a forma como correu. Houve muito trabalho de aperfeiçoamento e confirmação do trabalho concetual que fizemos em Sepang. Como é habitual aqui, as condições foram complicadas no início porque a pista está suja e a aderência é baixa, mas ter esta carga de testes à nossa frente foi bom para nós porque conseguimos manter a calma e fazer o que precisávamos. Estamos satisfeitos e confiantes com o nosso pacote e depois tivemos tempo para fazer algumas afinações e trabalho de configuração com cada piloto e concentrarmo-nos em simulações de corrida e ataques de tempo, etc. Olhando para trás, já passámos um bom bocado aqui e estamos confiantes para a primeira corrida.”