- Pub -
foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES

A equipa Monster Energy Yamaha MotoGP concluiu o programa de testes de pré-temporada de 2024 no Dia 2 do Teste Oficial de MotoGP do Qatar. Os pilotos Fabio Quartararo e Álex Rins terminaram o dia em 14º e 16º lugar, respetivamente, no Dia 2 e na classificação combinada.

Fabio Quartararo e Álex Rins, da Monster Energy Yamaha MotoGP, regressaram hoje ao Circuito Internacional de Lusail para o último dia de testes de pré-temporada de 2024. Aproveitando ao máximo a melhoria das condições da pista no último dia a bordo das suas M1s antes do início da época com o Grande Prémio do Qatar (8 a 10 de março), os pilotos trabalharam arduamente. Completaram os seus programas de testes e ficaram em 14º e 16º lugar, respetivamente, no Dia 2 e nos resultados combinados do Teste Oficial de MotoGP do Qatar.

Quartararo continuou a mostrar a sua caraterística ética de trabalho imparável. Fez mais 57 voltas no Dia 2. Ficou abaixo da marca de 1m52s com o tempo mais rápido de 1m51,965s, registado na 43ª volta. O esforço valeu-lhe o 14º lugar no Dia 2 e na classificação geral do teste, com uma diferença de 1,013s para o primeiro.

Rins teve mais um dia produtivo no Qatar. Com mais voltas no M1 e familiarizado com os pontos de referência da pista de Lusail, ele melhorou mais de 1,5s em relação ao seu tempo do Dia 1. O seu tempo de 1m52,103s, obtido na volta 59 de 60, colocou-o na 16ª posição na tabela de tempos de hoje e na tabela combinada dos Dias 1-2, a 1,151s do tempo mais rápido.

(Diretor de Equipa) : “Conseguimos confirmar aqui o que vimos na Malásia. As melhorias que fizemos lá também funcionaram aqui, incluindo uma pequena melhoria na velocidade máxima. De certa forma, estamos satisfeitos, porque todos os novos componentes que introduzimos este ano nos deram um impulso no desempenho. Na maior parte do tempo, os comentários dos nossos dois pilotos coincidiram e é fundamental tê-los a trabalhar na mesma direção. Mas ainda temos trabalho a fazer. A diferença para os nossos concorrentes continua a ser importante, e eu esperava estar mais perto. Não estava à espera, porque em Sepang melhorámos a nossa melhor volta em 0,5s e aqui ainda mais. Mas, como já disse, não é suficiente, por isso vamos continuar a trabalhar. O nosso ritmo não é mau – ainda não estamos no top 3, mas não é mau – mas o tempo de ataque continua a ser a nossa principal área de melhoria, porque boas posições de partida são uma grande vantagem”.

Fabio Quartararo FRA
Monster Energy Yamaha MotoGP Team
Yamaha
MotoGP

FABIO QUARTARARO (Monster Energy Yamaha MotoGP): ” Não fizemos muitos progressos, mas as condições da pista estavam melhores hoje. Estava a rodar atrás de um rival e também obtive algumas informações importantes para nós. Temos uma margem para melhorar, mas precisamos de encontrar mais aderência e diminuir a degradação dos pneus. Estamos a melhorar, mas os outros também melhoraram. Teremos de ver no primeiro GP, mas espero que estejamos numa posição melhor do que no ano passado. Penso que precisamos de mais tempo e mais testes para ver todo o potencial da nossa mota. Mas acredito muito neste projeto. Sinto que a Yamaha está a dar o seu melhor. Não estou a pensar muito no futuro – estou concentrado em melhorar a nossa moto”.

ALEX RINS (Monster Energy Yamaha MotoGP): Bem, no geral, penso que a Yamaha melhorou o motor. Na reta da meta estávamos bastante fortes, por isso fizeram um bom trabalho durante a pausa de inverno. Hoje, concentrámo-nos mais em melhorar a nossa afinação, tentando colocar a moto mais alta, mais baixa, mais comprida, mais curta, para perceber onde podemos melhorar, se há margem ou não. E, honestamente, dei um passo em frente em comparação com ontem, o primeiro dia no Qatar. Ainda estamos muito longe do topo. Estou a fazer 1m52s, e o Fabio também está a 1s do piloto mais rápido, por isso ainda temos de trabalhar muito para reduzir esta diferença. Se quisermos lutar pela vitória, temos de trabalhar ainda mais. Mas penso que a nossa forma de trabalhar é a correcta, por isso estamos prontos para começar”.

- Pub -

Deixe o seu comentário