foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
O GP das Américas, a terceira prova da temporada 2023 de MotoGP realizada no Circuito das Américas em Austin, Texas, teve um final infeliz para Francesco Bagnaia, que teve de se abandonar depois de ter caído quando ocupava a liderança.
Depois de dominar o sábado, com a pole position e ganhar a corrida Sprint Tissot, Pecco era o grande favorito a ganhar o GP de domingo, foi rápido a confirmar as expectativas, assumindo a liderança logo na partida da corrida. Infelizmente, tal como aconteceu a muitos dos seus rivais (oito foram o total das quedas na corrida), Bagnaia também sofreu uma queda, que terminou a sua corrida mais cedo.
Michele Pirro, substituto de Enea Bastianini em Austin, conseguiu não ser traído pelas armadilhas da pista do Texas e terminou a corrida em décimo primeiro lugar, a apenas alguns segundos dos dez primeiros. No pódio esteve a GP Desmosedici de Luca Marini (VR46 Racing Team), que cruzou a linha de meta no segundo lugar.
Francesco Bagnaia (#1, Ducati Lenovo Team) DNF: “Pelo segundo fim-de-semana consecutivo, caí: Não consigo dar uma explicação, o que me torna ainda mais difícil de aceitar. Cometi um erro, mas neste momento, não compreendo o que foi. Foi uma queda muito estranha, agora vou pedir à minha equipa que analise bem os dados para compreender o que aconteceu. Sei que o Campeonato ainda é muito longo, mas deitámos fora 45 pontos nos dois últimos GPs, o que definitivamente não é bom”.
Michele Pirro (#51, Ducati Lenovo Team) P11: “Acabar esta corrida foi muito importante tanto para a equipa como para mim, por isso tentei ser cauteloso e não correr demasiados riscos. Em comparação com a corrida Sprint Tissot, encontrei-me mais em apuros nas primeiras voltas, fizemos uma mudança na mota que não tivemos tempo de verificar no aquecimento e que, no final, não me permitiu ficar entre os dez primeiros da corrida. Em todo o caso, correu bem. Terminámos em 11º lugar e também conseguimos alguns pontos. Lamento muito pelo Pecco, mas tenho a certeza de que ele irá recuperar já no próximo Grande Prémio. Obrigado a toda a equipa pelo grande trabalho destes dias”.
Luca Marini (Mooney VR46 Racing Team) P2: “Um fim-de-semana fantástico. Gostei muito de cada volta aqui no COTA porque a sensação com a mota tem sido muito boa desde a FP1. Ontem cometi um erro. Sim, cometi um erro na travagem da primeira curva depois da partida. Por isso hoje tentei estar calmo no início porque sabia que o meu ritmo era muito forte aqui, foi só isso. Mas perdi demasiado tempo no início. Foi impossível apanhar o Alex. Vi que ele tinha cometido alguns erros, por isso comecei também a pensar na vitória. Mas ele foi muito rápido e forte aqui e mereceu a vitória.