Todos os olhos estavam focados em Marc Marquez (Repsol Honda Team) pelo seu excepcional historial no Red Bull Grand Prix of The Americas e mais uma vez o piloto espanhol, não desiludiu e esteve imparável, conseguindo a quarta vitória em quatro visitas ao circuito de Austin, de salientar ainda que, venceu todas as corridas de MotoGP ™ que se disputaram nos Estados Unidos, desde que ascendeu à categoria rainha.
Com o primeiro lugar à partida reservado, os restantes lugares do pódio foram ocupados por Jorge Lorenzo (Movistar Yamaha MotoGP) e Andrea Iannone (Ducati Team).
Todos os pilotos de fábrica da Yamaha e Ducati optaram por pneus médios à frente e a atrás, enquanto o homem da pole Marc Marquez , quem haveria de ser, escolheu a um pneu macio à frente e um médio para trás. O Circuito das Américas sempre tem sido um circuito de difícil escolha para os pneus e todos os que alinharam sabiam que sua escolha na grelha poderia fazer a diferença.
Marc Marquez (Repsol Honda Team) : “Estou muito feliz com a forma como decorreu todo o fim de semana. Este é um circuito de que gosto, um dos meus favoritos, mas havia algumas incógnitas aqui, porque foi pouco antes da corrida que decidi correr o pneu da frente macio. A equipa aconselhou-me muito bem, porque a mudança devolveu-me as boas sensações com a moto, que tinha em parte perdido no warm-up. Tenho que agradecer a todos, assim como ao técnico da Michelin. Quando lhe perguntei, disse-me que não haveria problemas nas primeiras 12 a 15 voltas, depois teria de gerir a situação, o que foi exactamente o que aconteceu. Consegui outra vitória aqui em Austin, já tenho quatro consecutivas, o que é fantástico. Também a alegria da equipa depois de termos ganho, ilustra que estamos a trabalhar todos muito. Nestas três primeiras corridas do ano, gerimos muito bem as situações com que nos deparamos “.
Jorge Lorenzo teve um acidente no Warm Up , mas o facto de ter caído na manhã antes da corrida, não o impediu de conseguir o seu melhor resultado de sempre, ao terminar em segundo no Circuito das Américas.
Jorge Lorenzo (Movistar Yamaha MotoGP) : “Foi muito importante terminar a corrida e obter 20 pontos depois de cair a alta velocidade na parte da manhã, foi realmente difícil mentalmente concentrar-me. Tentei a seguir ao Warm Up, aproveitar as poucas horas que antecedem a corrida para me concentrar para a corrida. Foi um início difícil, a pista estava escorregadia e o pneu traseiro a escorregar e ainda com o tanque cheio as travagens eram muito complicadas. Cometi alguns erros, que normalmente não faço na primeira volta. Não conseguia manter o ritmo do Marc, que estava a fezer a diferença no fim de semana e na corrida. Mas estava rápido o suficiente para manter o segundo lugar e terminar a corrida. Pode-se ver o quanto era difícil ficar em cima da moto pela quantidade de quedas na corrida. Hoje o importante era terminar e consegui. ”
Depois do desastroso início de época com duas quedas (DNF ), Andrea Iannone conseguiu somar os seus primeiros pontos com um pódio.
Andrea Iannone (Ducati Team): “Foi muito importante para mim conseguir o pódio hoje, mas mais do que qualquer outra coisa, tínhamos de acabar a corrida com um bom resultado. Estou consciente da penalização que tive na grelha de partida ,(NR: desceu três lugares, e partiu no sétimo lugar da grelha), no início tive um contacto com o Dani e com o Aleix e perdi mais algumas posições. Mas na corrida, estava consistente e sempre com um bom ritmo, muito próximo ao do Jorge, se tivesse começado bem, talvez pudesse lutar pelo segundo lugar. De qualquer forma estou feliz com o resultado e dedico este pódio à Ducati e à minha equipa, que fiz sofrer nas duas primeiras corridas da época. Espero com este resultado recompensá-los pelo empenho e pelo trabalho que tem feito para mim.”
O próximo Grande Prémio será no Circuito de Jerez de la Frontera em Espanha, no fim de semana de 23 e 24 de Abril.