foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
O dia de abertura do Grande Prémio Americano de 2023 foi um dia complicado para a equipa CryptoDATA RNF MotoGP. Felizmente, as condições têm sido estáveis durante os Treinos Livres, apesar das nuvens que cobrem o famoso circuito Texano conhecido por ser um dos mais exigentes do calendário do Campeonato do Mundo de MotoGP.
Depois de ter sido declarado apto na quinta-feira, Miguel Oliveira mostrou-se feliz por estar de volta à sua Aprilia RS-GP hoje. Começou a reconstruir as sensações com a Aprilia na primeira sessão desta manhã do fim-de-semana, depois de por lesão perdido a prova anterior na Argentina. Na FP1 ele colocou-se na P15 e manteve a posição também no final do FP2. No entanto, os tempos mostraram uma enorme melhoria de 1,321 segundos entre duas as sessões, mas duas quedas na FP2 prejudicaram o seu progresso. Oliveira ainda está preparado para garantir o acesso para a Q2 amanhã, com muito potencial em reserva.
Miguel Oliveira (#88, CryptoDATA RNF MotoGP™ Team): “Hoje foi um pouco diferente, tive duas quedas na mesma sessão o que nunca tinha experimentado antes. Mas no geral, foi um bom dia. Penso que temos o potencial de ir mais depressa do que o que fiz hoje, o que é bom, por isso tenho de considerar isto como positivo para amanhã. Com certeza, não é ideal ter de entrar no Q1, mas vamos aproveitar ao máximo e obter uma boa qualificação para ambas as corridas. Penso que agora temos uma boa sensação na moto, fizemos algumas mudanças e parece que funcionam, por isso tentaremos explorar mais essa direcção amanhã”.
Entretanto, o jovem Raul Fernandez estava igualmente ansioso por voltar a rodar no Circuito das Américas, uma pista do seu agrado. Na FP1, perdeu pouco tempo para o seu colega de equipa apenas 0,243 segundos, ficando na P16. À tarde, foi 1,214 segundos mais rápido do que de manhã, mas ficou na P18, o que demonstra a competitividade da classe rainha. O jovem espanhol sente-se cada vez mais confiante com cada dia na RSV e está determinado a aproximar-se da dos lugares da frente amanhã.
Raul Fernandez (#25, CryptoDATA RNF MotoGP™ Team): “Penso que esta é uma das pistas mais complicadas para uma mota de MotoGP, mas estou feliz por, dia após dia, compreender melhor a mota. O problema é que agora temos de puxar e melhorar mais ao longo deste fim-de-semana, especialmente no pneu macio para variações do tempo. É uma mota completamente nova e é diferente para mim. Estamos na terceira prova do campeonato e estamos no processo de a compreender. No geral, sinto-me bem com a RS-GP, tenho alguns pontos em que tenho de trabalhar para a gerir. Mas, para ser honesto, estou realmente ansioso pela corrida. Estava atrás do Aleix (Espargaro) e do Francesco (Bagnaia) e consegui compreender algumas trajetórias diferentes. Estou a divertir-me, sei o que tenho de fazer e isso é importante”.