foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
O sol Texano ardente testemunhou um sábado intenso para a CryptoDATA RNF MotoGP Team no Circuito das Américas. Apesar da intensa competição, tanto Miguel Oliveira como Raul Fernandez conseguiram resultados satisfatórios.
Após as duas quedas na FP2 ontem, Oliveira teve de recuperar a confiança com a sua Aprilia RS-GP durante todo o dia de hoje num dos circuitos mais desafiantes do calendário do MotoGP. Durante a noite, a chuva alterou as condições da pista para a sessão seca de hoje da FP3. Na Qualificação um, o piloto português melhorou o seu melhor pessoal em 0,277 segundos em relação a ontem, o que o deixou na quinta posição, mas a falhar a Q2.
Oliveira começou a corrida de Sprint esta tarde na P15, na quinta fila da grelha. Uma impressionante primeira volta viu-o subir seis posições para a P9. Lutou então pelos pontos finais do Sprint durante toda a corrida, mas com duas voltas pela frente, conseguiu assegurar a oitava posição, que defendeu até ao final da corrida quente das dez voltas, ganhando dois importantes pontos de campeonato.
Miguel Oliveira (#88, CryptoDATA RNF MotoGP™ Team): “Não é o ideal começar na P15, mas conseguimos tirar o melhor partido da situação e recuperámos alguns lugares. Fizemos o que queríamos fazer – marcar pontos no sprint, que é o mais difícil de fazer. Este resultado significaria que precisamos de trabalhar um pouco mais na RS-GP, uma vez que não me sinto completamente confortável. No início não consegui ter aderência extra nos pneus novos, mas consegui fazer algumas ultrapassagens. Partirei amanhã da P15 e tenho muito mais trabalho para fazer”.
Por outro lado, Fernandez sentiu o seu potencial na sexta-feira e estava a trabalhar mais centrado em si na pilotagem da sua Aprilia RS-GP de manhã. Na Qualificação, enquanto tentou melhorar o seu tempo por volta, infelizmente teve uma queda nos últimos minutos e acabou por terminar na P9 e foi forçado a começar a corrida de Sprint na P19 na grelha de partida.
Na corrida, no primeiro sector e durante a primeira volta foi ganhando confiança e no final da primeira volta, tinha saltado para a 17ª posição, continuou a progredir, chegando à P16 a meio caminho da corrida, manteve o ritmo e cruzou a linha dentro do top 15.
Raul Fernandez (#25, CryptoDATA RNF MotoGP™ Team): “Para ser honesto, hoje foi difícil. Demos alguns passos positivos na FP3 e na qualificação senti-me muito bem. Mas o problema esteve na corrida, se começarmos atrás, é quase impossível ultrapassar. A meio da corrida, estava sozinho, tinha Takaaki (Nakagami) e Franco (Morbidelli) à minha frente e pensei que podia persegui-los. Mas quando me aproximei, foi impossível, ainda mais com a temperatura dos pneus da frente a subir, tive de cortar o gás e tentar de novo. Fico frustrado comigo mesmo por não ter conseguido obter um resultado melhor. Se começamos a corrida à frente, é completamente diferente. Mas agora, compreendo mais a moto e sei que preciso de estar mais calmo, lá chegaremos”
Classificação Corrida Sprint Tissot