- Pub -
foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES

Maverick Viñales (Aprilia Racing) é consegue a segunda vitória consecutiva na Tissot Sprint!

O #12 partiu de uma pole com recorde de volta, arrancou a todo o gás e nunca mais olhou para trás no Red Bull Grand Prix of the Americas, deixando o Rei do COTA – Marc Marquez (Gresini Racing MotoGP™) – a lutar pelo segundo lugar neste sábado. A batalha pelo segundo lugar colocou o oito vezes Campeão do Mundo contra o estreante Pedro Acosta (Red Bull GASGAS Tech3) e depois contra o líder do Campeonato Jorge Martin (Prima Pramac Racing), mas Marquez conseguiu aguentar-se e manter a P2. Martin também foi capaz de ficar à frente do rookie até à bandeira de xadrez, aumentando ainda mais a sua vantagem no campeonato.

Quando as luzes se apagaram, havia potencial para algumas manobras de afirmação na Curva 1, mas para a Sprint foi uma fuga sem dramas e para Viñales mais do que ninguém. Top Gun arrancou como um tiro para assumir a liderança, com Marquez a ultrapassar Acosta na Curva 1 e o trio a conseguir manter-se confortavelmente à frente de Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) e Martin.

Martin foi o piloto em ação nos primeiros tempos, ultrapassando Bastianini quando a diferença para Acosta rondava um segundo e começando a perseguir o trio da frente. Quando já tinha reduzido essa diferença para metade, Viñales já tinha mais de um segundo de vantagem na frente, ameaçador desde o início.

A sete quilómetros do final, Marquez tinha Acosta e Martin como companhia séria, com as máquinas todas juntas enquanto serpenteavam à volta do gigantesco Circuito das Américas. O rookie também não demorou muito a tentar uma manobra, atacando a cinco voltas  do fim, mas o número 93 estava pronto e retomou a posição. Este foi o sinal de Martin para tentar a sua própria manobra e o #89 passou por Acosta mesmo antes da reta da meta, fechando firmemente a porta a uma resposta e colocando a sua mira em Marquez.

Na liderança, Batmav tinha desaparecido. A liderança de Viñales estava a aumentar e a aumentar até atingir a marca dos dois segundos, onde se manteve dentro de alguns décimos aqui e ali, à medida que o seu ritmo incrível continuava. Nem o rei de COTA nem o rei do Tissot Sprint tiveram resposta no sábado, com o #12 a cruzar a linha de meta para a segunda vitória consecutiva na Sprint e a destituir ambos no mesmo dia. Aqueles 20 pontos de domingo em Portugal, forçados a desaparecer na última volta, parecem agora ainda mais caros, com Viñales agora a 36 do topo em vez de segundo na geral.

O segundo lugar na pista do COTA, entretanto, foi para Marquez. O #93 tinha o suficiente na mão para garantir que Martin não tivesse hipótese de atacar, embora o líder do Campeonato tenha aumentado a sua vantagem com o terceiro lugar. Acosta foi forçado a contentar-se com o quarto posto, conseguindo aguentar um ataque tardio de Aleix Espargaro (Aprilia Racing).

Bastianini chegou a P6 à frente de uma luta de comboios de mercadorias no final da corrida. A “Besta” lutou com Jack Miller (Red Bull KTM Factory Racing) na última volta e conseguiu segurar o australiano até à linha de meta, com o atual Campeão Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) a ser obrigado a seguir ambos para casa depois de um dia difícil. Raul Fernandez (Trackhouse Racing) foi o próximo a cortar a meta nesta batalha apertada, conquistando o último ponto do Sprint, mesmo à frente do primeiro Top 10 do ano para Franco Morbidelli (Prima Pramac Racing), que começa a entrar cada vez mais na luta depois de ter falhado a pré-época.

Fabio Di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46 Racing Team) teve um problema técnico e retirou-se mais cedo, e Augusto Fernandez (Red Bull GASGAS Tech3), Joan Mir (Repsol Honda Team), Takaaki Nakagami (Idemitsu Honda LCR) e Johann Zarco (Castrol Honda LCR), caíram todos, mas os pilotos estão bem.

Todos eles vão procurar a redenção no domingo, e Bagnaia vai esperar tirar da cartola a magia clássica para sair em alta também. Olhando para o ritmo de Viñales, vai ser preciso muito para parar o rolo compressor… mas Marquez, Martin e Acosta vão estar definitivamente prontos para tentar.

Sintonize o Red Bull Grand Prix of the Americas Grand Prix às 20:00h (GMT) para ver se Batmav consegue fazer história como o primeiro piloto a vencer com três fábricas na era do MotoGP™ – ou quem tem um joker na manga para o parar.

Classificação Tissot Sprint

- Pub -

Deixe o seu comentário