foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVE
O último fim-de-semana de corridas da temporada terá lugar no sensacional Autódromo Internacional do Algarve (AIA) em Portimão.
A FIM, IRTA e Dorna Sports anunciaram o décimo quinto Grande Prémio do Campeonato do Mundo de MotoGP ™ 2020 da FIM, no Autódromo Internacional do Algarve a decorrer de 20 a 22 de novembro a coincidir com o final da temporada.
Pista de reserva do MotoGP ™ desde 2017, o circuito vai agora fazer a sua estreia no calendário. O Autódromo Internacional do Algarve é verdadeiramente único, com um traçado cheio de subidas e descidas que lhe valem a reputação de montanha-russa de alta velocidade. Sem duvida uma pista emocionante para os fãs e pilotos.
A pista vai dar as boas-vindas ao MotoGP ™ de regresso a Portugal pela primeira vez desde 2012, com o aliciante de ver o piloto português Miguel Oliveira (Red Bull KTM Tech 3) correr em casa na classe rainha pela primeira vez.
Jorge Viegas (Presidente da FIM): “Estou muito orgulhoso c
om o MotoGP regressar ao meu país oito anos após o último Grande Prémio, que teve lugar no Circuito do Estoril em Maio de 2012. Gostaria de agradecer calorosamente à Dorna, ao Autódromo Internacional do Algarve e à Federação Portuguesa de Motociclismo por ter conseguido reunir as condições necessárias para a organização da última prova do Campeonato do Mundo FIM em Portugal. ”
Paulo Pinheiro (O CEO do Autodromo Internacional do Algarve): “É uma grande conquista para a nossa equipa termos trazido finalmente o MotoGP para a nossa pista! O MotoGP é o máximo do desporto motorizado em duas rodas e estamos muito entusiasmados por o ter.
“Tem sido um longo processo de negociações com a Dorna, temos um acordo em vigor desde 2017 e, finalmente, todo este árduo trabalho valeu a pena. Para além disto, com o Miguel Oliveira na grelha de MotoGP, em condições de poder lutar pelo pódio será um extra fantástico para esta corrida e espero que o Campeonato seja aqui decidido.
“Estamos a trabalhar para ter os fãs na corrida e vamos começar com uma capacidade de 30.000 fãs para o fim-de-semana de corrida e depois vamos decidir com a Dorna e as autoridades sanitárias as próximas etapas. “Não conseguimos expressar o quanto estamos felizes por termos esta corrida.
Carmelo Ezpeleta ( CEO da Dorna Sports): “É uma grande notícia para nós, assinámos um acordo em 2017 com Portimão para ser o circuito de reserva para qualquer tipo de cancelamento e temos estado em contacto com eles desde sempre. Já estivemos em Portimão com as Superbike e pensamos que é uma possibilidade fantástica para nós, também no acordo a pista será depois da corrida de Superbike. Quando anunciamos aos pilotos eles ficaram entusiasmados viram a pista na TV, mas nunca cá estivemos.
“Portugal tem uma longa história no nosso desporto e houve algumas lutas históricas no Estoril. É algo muito bom para nós termos a possibilidade de regressar a Portugal, especialmente com a participação de Miguel Oliveira, pois é muito bom ter um piloto português capaz de competir no seu próprio país. Estamos extremamente felizes por corrermos em Portimão no final do ano ”.