foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
A Ducati completou todos os lugares do pódio em Le Mans, com Marco Bezzecchi (VR46 Racing Team) a vencer com a Desmosedici GP, à frente de Jorge Martin (Prima Pramac Racing) e do herói local Johann Zarco (Pramac Racing).
Depois de partir da pole position, o piloto da Ducati Lenovo Team ocupava a terceira posição quando Viñales o ultrapassou na 5ª volta. Bagnaia tentou responder imediatamente, mas na troca de posições, os dois pilotos trocaram-se, resultando o contacto que os fez cair. Apesar do seu abandono na corrida de hoje, Bagnaia continua no topo da classificação geral com um ponto de vantagem sobre Marco Bezzecchi (VR46 Racing Team), vencedor do GP de França. A fechar o pódio, em segundo e terceiro, respectivamente, ficaram as duas Desmosedici GP de Jorge Martin e Johann Zarco (PramacRacing), que completaram um pódio só de Ducati. Por outro lado, Danilo Petrucci, o substituto de Enea Bastianini nesta corrida, ficou fora dos dez primeiros por apenas uma posição, ao fechar a corrida no 11º lugar.
Francesco Bagnaia (#1, Ducati Lenovo Team) Abandonou: “Foi uma acidente infeliz, um incidente de corrida que talvez pudéssemos ter evitado se o Maverick tivesse fechado menos a sua linha e eu tivesse deixado mais espaço para entrar, mas em todo o caso, são coisas que podem acontecer. Reunimo-nos com os comissários, que foi uma reunião positiva que nos permitirá melhorar no futuro. Hoje estávamos rápidos e, nesse momento, estava à espera do momento certo para atacar e depois puxar, mas infelizmente foi assim e lamento. Agora temos três semanas antes da próxima corrida em Mugello, um circuito importante onde tivemos uma excelente vitória no ano passado.”
Danilo Petrucci (#9, Ducati Lenovo Team) P11: “Subir para a moto na sexta-feira e aprender tudo rapidamente não foi fácil, mas tive uma grande equipa ao meu lado que me ajudou muito. Poder correr este Grande Prémio foi como um sonho: Revivi um grande capítulo da minha vida e estar aqui foi um grande presente da Ducati. A corrida de hoje foi difícil: a pista estava muito escorregadia e houve muitos acidentes. Conseguimos alguns pontos e estou contente com isso. Agradeço a todos os membros da equipa pelo seu excelente trabalho e à Ducati por me permitir viver este fim-de-semana emocionante.”