Pedrosa tinha-se qualificado em quinto da grelha, mas depois de se ter mostrado forte nos livres e de ter vencido a prova do ano passado – a sua primeira no MotoGP™ no molhado mostrando-se confiante antes da corrida.
Foi a primeira vitória de Pedrosa desde Le Mans, em Maio, e deve ter tido um sabor muito especial depois das dificuldades dos últimos 15 dias e da contusão que sofreu após a forte queda de Aragão – causada inadvertidamente por Márquez.
A vitória de Dani Pedrosa em Sepang foi a sua 25ª no MotoGP. Trata-se do mesmo número de triunfos em GPs da categoria rainha conseguidos pelo Campeão do Mundo de 500cc de 1993, Kevin Schwantz, ao longo da carreira
Reflectindo sobre os 25 pontos Pedrosa disse: “É uma grande sensação voltar e ganhar esta corrida depois de tão grande queda em Aragão, porque foi fisicamente muito duro aqui.”
“Tive uma semana dura e quase não consegui sair da cama. Por isso é muito bom voltar e vencer a corrida para os fãs e para a equipa. É uma pena porque tinha mesmo bom ritmo em Aragon e podia ter ganho, mas infelizmente caí. Por isso só quero congratular os meus fãs, equipa e família.”
Marc Márquez terminou em segundo “Estes 20 pontos são muito importantes e estou mesmo contente com a forma como a corrida se desenrolou. Tive uma batalha divertida com o Lorenzo, mas ao mesmo tempo via que o Dani estava a abrir vantagem.”
“Quando finalmente passei o Jorge de forma definitiva tentei reduzir a diferença para o Dani. Contudo, vi que era demasiado arriscado. A partir desse momento decidi concentrar-me me manter o Lorenzo afastado porque o objectivo aqui era terminar a corrida à frente dele.Fizemos o que tínhamos de fazer aqui, pelo que estou muito contente!”
Depois do incidente com Pedrosa em Aragão, Lorenzo tinha sido muito crítico em relação à pilotagem de Márquez, mas os dois levaram a cabo uma batalha fenomenal em Sepang, chegando quase a tocarem-se por mais que uma vez .
Após a corrida Lorenzo disse: “Gostei da luta (com Márquez) porque foi divertida e durou algum tempo. Estou contente com o pódio porque um pódio é um pódio, mas estou algo desapontado também porque queria bater o Dani e, se possível, vencer a corrida.”
“Hoje, no calor, não fomos suficientemente competitivos. No início, como sempre, não estivemos mal, mas assim que o pneu traseiro começou a perder não estivemos suficientemente fortes em travagem e os outros recuperaram muito. A meio da corrida também começámos a perder em aceleração. O terceiro lugar foi o melhor resultado possível e fizemos tudo o que podíamos.”
Rossi referiu os pontos positivos e os negativos, o que significa que ficou contente por ter reduzido a diferença para o companheiro de equipa Jorge Lorenzo, que ficou 3,7s à sua frente, mas desapontado por ver a vantagem que os rivais da Repsol Honda tiveram sobre ele.
Este foi o sétimo quarto lugar de Rossi em 2013 e a décima presença consecutiva nos quatro primeiros.
Valentino Rossi “Hoje foi assim, assim para mim, Melhorámos e demos mais um passo, melhorando a afinação da moto e consegui estar muito perto do Jorge. Parece que hoje os nossos rivais tinham uma vantagem aqui; eles mantiveram um ritmo melhor que o nosso.”
“Partindo da segunda posição esperava chegar ao pódio, mas sabia que os três primeiros estavam muito fortes. No início da corrida perdi algum tempo porque tive um problema com os travões frontais. Continuamos a trabalhar e a dar tudo para estar nos três primeiros.”
Massimo Meregalli, Director da Yamaha Factory Team, acrescentou: “O fim-de-semana não correu como esperado. Sofremos com a degradação dos pneus e os pilotos não conseguiram rodar como precisavam de o fazer. Demos tudo para encontrar a melhor afinação e para sermos rápidos e consistentes, mas infelizmente ainda precisamos de algo. Não vamos desistir até ao final e felizmente temos uma corrida já na próxima semana. Gostávamos de nos vingar, pelo que estamos mesmo desejosos por Phillip Island.”