Na semana Europeia da Mobilidade, que teve início a 16 de setembro e se prolonga a até dia 22, seis dezenas de municípios portugueses unem-se para promover a utilização de transportes “mais amigos do ambiente”.

A Semana Europeia da Mobilidade vai já na sua 14ª edição, tendo sido lançada em 2000 pelo Conselho Europeu, o número crescente de municípios participantes demonstram o seu sucesso.

Para esta edição, e segundo Nuno Lacasta, presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, espera-se uma adesão semelhante à de anos anteriores, “Contamos que participem na casa dos 60, como em anos anteriores”.

O lema escolhido para este ano é “Escolhe. Muda. Combina”, e tem a intenção de incentivar as pessoas a tomarem consciência da variedade de meios de transporte que têm à sua disposição, reforçando as qualidades de cada um deles.

O certame conta com variadas atividades, de entre as quais se destacam as caminhadas, passeios de bicicleta, workshops, aulas desportivas e jogos tradicionais, todas elas gratuitas.

Apesar de diversificadas as atividades seguem a mesma linha orientadora, Lisboa realiza a apresentação do projeto “Bike to work”, do qual faz parte um passeio noturno de bicicleta, a criação das “escadas amigas das bicicletas” na Travessa Portuguesa, e também o estacionamento gratuito para bicicletas no parque da Calçada do Combro.

Em Loures realiza-se um “triatlo da mobilidade”, demonstrando a possibilidade de realizar passeios de bicicleta, a pé ou em transportes públicos pela cidade.

Já em Coruche efetuam-se as “Viagens a troco de Lixo”, onde é possível trocar cinco embalagens de metal, de cartão, de plástico ou de vidro, dois quilogramas de papel, cinco pilhas ou cinco rolhas de cortiça por um bilhete para o circuito urbano.

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.