foto : OnInnovation / Flickr
O multimilionário Elon Musk disponibilizou todas as patentes da Tesla, empresa fabricante de automóveis elétricos, de forma a contribuir para o combate às alterações climáticas. O anúncio foi feito a semana passada.
Segundo noticia a agência AFP, Musk recorreu ao seu blogue pessoal para dar conta da sua decisão, prometendo que a empresa “não vai iniciar processos de patentes contra qualquer pessoa que, de boa fé, queira usar a tecnologia” da Tesla.
O anúncio do CEO surgiu no mesmo dia em que promotores norte-americanos acusaram um cidadão chinês de roubar segredos de um projeto da Apple sobre um veículo autónomo. Na indústria tecnológica, importa frisar, as patentes são especialmente importantes, sendo consideradas “sementes de invenção” e, por isso, costumam ser guardadas em segredo para proteger o seu valor monetário.
“A Tesla Motors foi criada para acelerar o advento do transporte sustentável”, disse Musk. “Se abrirmos um caminho para a criação de veículos elétricos atraentes, mas depois colocarmos minas terrestres de propriedade intelectual para inibir os outros, estamos a agir de maneira contrária a esse objetivo”, defendeu.
Musk disse estar, na verdade, cético em relação às patentes, considerando que estas só servem, na maioria das vezes, para “sufocar o progresso” e ajudar a enriquecer os “gigantes” das empresas e dos advogados ao invés dos próprios criadores.
O multimilionário revelou já se ter sentido obrigado a registar as patentes da Tesla de forma a evitar que as empresas de automóveis concorrentes copiassem a sua tecnologia e a usassem para dominar o mercado.
“Não poderíamos estar mais errados. A infeliz realidade é exatamente o contrário”, considerou, observando que os carros elétricos, também apelidados de combustível limpo, “são pequenos ou quase inexistentes nos principais fabricantes” de automóveis.
Contudo, ressalva, com a produção de carros elétricos a continuar em 100 milhões de unidades por ano “é possível que a Tesla consiga consiga construir carros elétricos a um ritmo suficiente para enfrentar a crise do carbono”.
Musk acredita que ter outras empresas a construir carros elétricos não só é bom para o planeta como pode fortalecer os seus negócios: “Acreditamos que ao aplicar a filosofia de código aberto nas nossas patentes estaremos a fortalecer em vez de diminuir a posição da Tesla”. Além disso, acrescentou, poderá também atrair engenheiros talentosos.
ZAP //