- Pub -

Cinco pessoas foram hospitalizadas em estado considerado grave e uma outra está mesmo em morte cerebral após um ensaio clínico a que estavam a ser submetidas voluntariamente no Oeste de França.

A informação foi confirmada na sexta-feira pela ministra da Saúde francesa, que reconheceu que se tratou de um “acidente grave”. O medicamento em causa é da farmacêutica portuguesa Bial, cujos responsáveis reservam mais detalhes para um comunicado a divulgar em breve, diz o jornal Público.

Segundo Marisol Touraine, citada pela agência francesa AFP, o incidente ocorreu na quinta-feira e as pessoas estão hospitalizadas em Rennes, no Oeste do país. Os voluntários estavam a participar num ensaio clínico com uma nova molécula e que estaria a ser conduzido por um laboratório privado, explica o jornal regional Ouest France, citado pelo Público.

O Ministério da Saúde de França foi notificado na quinta-feira à noite sobre os problemas que surgiram na sequência dos testes ao medicamento que foi administrado por via oral e que estava a ser desenvolvido por um laboratório europeu. Todos os voluntários que estavam a participar no ensaio foram entretanto chamados. “O laboratório informou a agência nacional de segurança do medicamento e dos produtos de saúde da interrupção do ensaio e chamou todos os voluntários”, especifica o Le Monde, que diz que no total estariam no ensaio oito pessoas: seis receberam a molécula e duas um placebo.

As autoridades judiciais francesas já abriram um inquérito ao caso.

- Pub -

Deixe o seu comentário