De acordo com a empresa de Elon Musk, o novo modo – apelidado de Sentry Mode – representa uma “proteção única” para os proprietários dos modelos da Tesla, visando a todo o custo proteger o veículo de um eventual roubo.
“Embora nenhum sistema de alarme seja capaz de impedir todos os roubos, ameaças a veículos e arrombamentos, esperamos que com o Sentry Mode e os nossos outros recursos de segurança, o seu Tesla seja ainda mais seguro”, pode ler-se no site da Tesla.
Esta nova função permite que o carro utilize as suas câmaras para gravar em vídeo assim que qualquer “ameaça mínima” possa ocorrer à sua volta, explicou a empresa.
A câmara é acionada tanto em movimentos mais inofensivos, como uma pessoa a apoiar-se no carro, como em movimentos mais bruscos e eventualmente mais perigosos, como um vidro a ser partido. Depois, o sistema do carro envia um alarme para o proprietário através de uma aplicação móvel da Tesla, dando conta que foi iniciada uma gravação.
E foi através deste mecanismo que na semana passada Jed Franklin, proprietário de um Tesla Model 3, conseguiu capturar o momento em que um ladrão estacionou em frente do seu carro, aproximando-se de uma das portas e partindo uma das janelas.
Tal como relata o Independent, o ladrão não conseguiu roubar nada e, graças ao vídeo, Jef foi capaz de fornecer informações importantes à polícia que conseguiram depois identificar e capturar o ladrão, Jeremiah Jefferson, de 21 anos.
“É uma situação “incomum”, adiantou Franklin a um canal de notícias local. “Por um lado, fiquei chateado ao ver que o meu carro estava a ser partido. Por outro lado, pensei: ‘Meu Deus, não posso acreditar que [o incidente] está realmente gravado”.
A Polícia de São Francisco confirmou depois que prendeu um suspeito de 21 anos por acusações de roubo em segundo grau e violação da liberdade condicional.
O Sentry Mode pode ser aplicado nos Model 3, S e X, produzidos depois de agosto de 2017.
ZAP //