- Pub -
FOTO: Diário de Notícias

A noite de passagem de ano em Portugal continental deverá ser sem precipitação, com a chuva a regressar às regiões Norte e Centro nos primeiros dias de 2024, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

“A partir do final da tarde de dia 31, a probabilidade de ocorrer precipitação é baixa, sendo esperada uma noite de passagem de ano sem precipitação, embora com céu muito nublado principalmente na região Norte”, pode ler-se informação disponibilizada hoje pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que alertou, no entanto, que esta situação meteorológica “tem alguma incerteza associada”.

Na região Sul, a probabilidade de ocorrer precipitação é baixa, com exceção da tarde e início da noite de dia 29, em que os valores de probabilidade de ocorrência se situam entre 40 a 70%, em especial no litoral oeste, detalhou o IPMA.

No primeiro dia de 2024, a precipitação regressará ao Minho e Douro Litoral a partir da tarde, estendendo-se no dia 02 de janeiro às restantes regiões do Norte e Centro.

No dia 02 prevê-se uma nova subida dos valores da temperatura mínima e máxima, que será mais significativa nos distritos do interior, frisou ainda o instituto.

O vento soprará fraco a moderado do quadrante sul, sendo por vezes forte nas terras altas das regiões Norte e Centro na tarde de dia 30 de dezembro e dos dias 01 e 02 de janeiro, rodando temporariamente para oeste/noroeste no dia 31 de dezembro, acrescentou.

O IPMA colocou os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga sob aviso amarelo no último dia de 2023 devido à agitação marítima, devido a “ondas de noroeste com 4 a 5 metros de altura significativa”, alerta válido entre as 06:00 e as 18:00 de 31 de dezembro.

Muitos poderão começar a planear a passagem de ano em folia, sem necessidade de recorrer ao chapeu de chuva!

Lisboa vai ter vários condicionamentos no trânsito, principalmente nos acessos ao Terreiro do Paço e Parque das Nações. A PSP recomenda que o acesso a essas áreas com restrições, seja feita o mais possível através de transportes públicos. A Transtejo Soflusa, irão reforçar a travessia do Tejo.

Antes de sair de casa, planeie atempadamente o trajeto que pretende realizar, para ter uma passagem de ano em segurança e com muita diversão!

// iPressGlobal

- Pub -

Deixe o seu comentário