A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu na quarta-feira um aviso à população devido ao calor nos próximos dias, mantendo o alerta amarelo até sexta-feira para operações de socorro e dispositivo de combate a incêndios.
Segundo o aviso, são esperadas temperaturas máximas superiores a trinta graus e mínimas superiores a vinte graus em todo o território, com vento fraco nas regiões do interior norte e centro e moderado no litoral e uma humidade relativa próxima dos 25%, situação que deverá perdurar até sexta-feira.
Face a estas previsões, a ANPC determinou o prolongamento do alerta amarelo para o Sistema Integrado de Operações de Socorro e para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios, em todos os distritos até às 20:00 de sexta-feira.
O nível amarelo “pressupõe o reforço da monitorização e a intensificação, por parte do dispositivo de resposta, de ações preparatórias com vista ao aumento do grau de prontidão.
A ANPC recorda que, onde o risco de incêndio é elevado, não são permitidas queimadas nem fogueiras, lançamentos de balões com mecha acesa ou foguetes, fumar ou fazer lume em espaços florestais e vias que os circundem, fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.
Para os grupos populacionais mais vulneráveis, é recomendado que se beba água com regularidade ou sumos de fruta natural sem adição de açúcar, que se evite álcool e exposição ao sol nas horas de maior calor (aproximadamente entre as 11:00 e as 16:00), período em que se devem evitar também viagens e atividades que exijam muito esforço físico.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou na quarta-feira os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Évora sob aviso amarelo, até às 18:59 de hoje, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.
Também o arquipélago da Madeira está sob aviso amarelo, que vigora até às 20:59 de hoje.
O aviso amarelo determinado pelo IPMA é o segundo menos grave de uma escala de quatro e pressupõe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Segundo o IPMA, para hoje 19 concelhos dos distritos de Braga, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco e Santarém estão hoje sob risco máximo de incêndio.
Também para hoje, a Direção-Geral de Saúde emitiu o alerta amarelo para os distritos de Braga, Vila Real, Bragança e Santarém, devido aos efeitos possíveis na saúde provocados por temperaturas elevadas.
LUSA