FOTO:  Pietro Naj-Oleari / European Parliament  //

O Partido Socialista pode eleger nove eurodeputados, de acordo com a projeção sobre a futura constituição da assembleia europeia divulgada esta segunda-feira pelo Parlamento Europeu, que dá aos socialistas 38,5% das intenções de votos dos portugueses.

Naquela que é a primeira de uma série de projeções que serão reveladas quinzenalmente pelo Parlamento Europeu até às eleições de 23 a 26 de maio, o Partido Socialista aparece como o vencedor, com 38,5% de intenções de votos, com o Partido Social Democrata a surgir no segundo lugar, com 23,4%.

De acordo com a sondagem hoje divulgada, os socialistas, que no sábado confirmaram Pedro Marques como cabeça de lista às europeias, conseguiriam eleger noveeurodeputados, mais um do que na atual legislatura, enquanto os sociais-democratas, liderados por Paulo Rangel, manteriam os atuais seis representantes.

outro grande ‘vencedor’ seria o CDS-PP, o único outro partido português a conquistar outro assento na próxima assembleia europeia. Com 9,9% das intenções de votos, os centristas, que têm Nuno Melo como cabeça de lista, elegeriam dois eurodeputados, menos um do que o Partido Comunista, que com 13,4% conservaria os três assentos na assembleia europeia, tendo João Ferreira como número um.

Já o Bloco de Esquerda, de acordo com a sondagem divulgada, teria Marisa Matias como única representante, ao recolher 7,5% dos votos. O PAN, com 2,4% de intenções de votos, e o Aliança, com 1,4%, são os outros partidos mencionados na sondagem, que dá 3,5% a ‘outros’ partidos.

As eleições europeias realizam-se entre 23 e 26 de maio. A projeção divulgada pelo Parlamento Europeu recorre a uma sondagem da Aximage, realizada entre 4 e 7 de janeiro, na qual foram efetuadas 608 entrevistas telefónicas, sendo a margem de erro de 4%. Na metodologia do PE, as respostas de indecisos e não votantes são eliminadas.

// ZAP // Lusa

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.