A capital francesa Paris, a cidade emblemática que mais vezes viu partir os participantes da prova mais dura do mundo, junto aos emblemáticos , Champs Elysées e ao Arco do Triunfo, foi o palco da apresentação oficial do Rally Dakar 2014 que se irá disputar entre os dias 5 e 18 de Janeiro.
Étienne Lavigne, diretor da prova e David Castera , diretor desportivo divulgaram alguns dos até agora desconhecidos detalhes da corrida que parte de Rosário , Argentina, no dia 5 Janeiro de 2014 com um percurso de mais de 8.700 Km , dos quais 5.228 serão especiais em contra relógio, passando pela primeira vez pelo território inexplorado da Bolívia, o dia de descanso será a 11 de Janeiro em Salta , na Argentina, o Rally chega ao fim na cidade chilena de Valparaíso no dia 18 de Janeiro.
A equipa oficial Honda do HRC conta nas suas fileiras com 2 pilotos portugueses Hélder Rodrigues e Paulo Gonçalves que aos comandos das CRF450 RALLY irão lutar pela vitória.
O Português Paulo Gonçalves que conseguiu o titulo campeão do Mundo de todo-o-terreno de 2013, falou acercado Rally:
“Vai ser um Dakar muito difícil, mais difícil do que o anterior . Temos a novidade que é a introdução de um novo Pais, a Bolívia, com uma passagem com dificuldades acrescidas por estar inserida numa etapa ‘maratona’, onde iremos atravessar o gigantesco ‘Salar’ que é totalmente novo para todos e sem assistência. Além disto, temos todas as outras dificuldades normais do Dakar e temos de estar preparados, o Dakar nunca é fácil e este não será uma excepção”,
Hélder Rodrigues (Honda) – “ foi ótimo para vir aqui para a apresentação do Dakar, começarmos a conversar com os outros pilotos e conhecer os políticos de outros países. Vai ser muito bom, a etapa para a Bolívia, onde subimos a montanha e se atingirão os 3.600 metros de altitude , mais um ponto de dificuldade deste Dakar . Adoro esta corrida.”
Os outros pilotos portugueses nas duas rodas serão Ruben Faria (KTM), segundo no ano passado, Pedro Bianchi Prata (Husqvarna), Victor Oliveira (Husqvarna), Pedro Oliveira (Speedbrain) e Mário Patrão (Suzuki).
Nos automóveis , Portugal estará representado pelas duplas Carlos Sousa/Miguel Ramalho (Haval) e por Francisco Pita/Humberto Gonçalves (SMG), enquanto Paulo Fiúza será mais uma vez co-piloto do argentino Orlando Terranova.
À partida estarão os vencedores do ano passado em motas e carros, respectivamente os franceses Cyril Despres e Stéphane Peterhansel, o qual procura uma 12.ª vitória, a sexta nos automóveis, depois de outras tantas nas motas