Participar na prova portuguesa do Campeonato do Mundo de Ralis é sempre um momento especial para qualquer piloto nacional. Mas para João Barros a edição de 2015 do Vodafone Rally de Portugal tem um significado muito particular pelo regresso da prova à região Norte.

João Barros era um jovem piloto de karting – que haveria de sagrar-se tetracampeão nacional – quando o Rali de Portugal arrastava multidões para troços como Lameirinha, Luílhas, Vizo ou as super-especiais em Lousada e Baltar. Hoje, o piloto de Paredes é, ele próprio, uma das figuras que os vários milhares de espectadores vão ver passar no Vodafone Rally de Portugal da próxima semana. “É verdade, lembro-me bem de sair de casa todo contente, com os amigos, e irmos para os troços para ver o Mäkinen, Sainz, McRae, Auriol e tantos outros. Era uma emoção especial para quem gostava de automóveis e de ralis. Nunca imaginei que um dia eu próprio poderia ser um dos intervenientes da prova e, sobretudo, voltarmos a ver os WRC na minha região. O Shakedown em Baltar, por exemplo, fica a 500 metros da casa do meu pai”, referiu João Barros.

Desportivamente, o piloto do Ford Fiesta R5 teve um belo início de época, com três pódios em três provas e, apesar de esta ser uma ronda extra-campeonato, “o objetivo é sermos os melhores entre os pilotos que habitualmente participam no CNR. Sabemos que o Rali de Portugal também é uma prova de gestão, porque representa mais de dois ralis do Nacional em termos de extensão e além disso os pisos devem estar completamente destruídos quando nós passarmos. Acima de tudo, vai ser uma festa para os pilotos e para o público e um prazer para alguém como eu que sente a paixão que há nesta região pelo desporto automóvel”, concluiu.

A prova portuguesa do WRC tem início formal na terça-feira, dia 19, com o primeiro dia de reconhecimentos. Na quinta-feira, dia 21, realiza-se o Shakedown em Baltar a partir das 07h30, enquanto a Super Especial de abertura do rali está marcada para as 19h00 desse mesmo dia, na pista de Lousada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui