Um grupo de jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos, uniram sinergias para sensibilizar a opinião pública na luta contra o cancro pediátrico, distribuindo simultaneamente abraços, sorrisos e esperança às crianças que sofrem com esta patologia e que são uns autênticos heróis nesta luta, que por vezes se torna inglória.

Mario Tavares - iPressGlobal-739

 A Team End é uma associação que apoia crianças com problemas oncológicos, que teve o seu início em 2011. Inês Carrola, 17 anos, é a Presidente e Fundadora desta associação, dedica-se desde os 12 anos a apoiar crianças que sofrem com o cancro, depois da sua melhor amiga ter partido com leucemia. Desde então, Inês começou a criar filmes de apoio às crianças e a divulgar no YouTube, mas o seu altruísmo era desmedido e foi então que começou a recrutar outros jovens para o mesmo fim, nascendo uma associação que visa unicamente o bem-estar das crianças com cancro pediátrico. E nome Team End porquê? Tal como a própria explica, “Team de equipa e End é abreviatura de Eu Não Desisto”.

iPressGlobal - Mário Tavares-715 iPressGlobal - Mário Tavares-713

 Como jovens que são, não abdicam das suas próprias vidas sociais, conseguindo conciliar as saídas com os amigos e as diversas actividades desta causa, dispensando alguns minutos do dia-a-dia para proporcionar momentos alegres e únicos às crianças.

Inês, Clara e o restante grupo sentem que “ é nossa obrigação e dever, não como jovens mas como pessoas, fazer algo pela comunidade, participar numa causa tão nobre como é a de ajudar as crianças”, e não hesitam em afirmar que o que lhes dá mais prazer “é um sorriso de uma criança, sentir que a fizemos feliz!”.

 Por serem tão jovens, por vezes não são bem aceites, o olhar frio, distante e desconfiando da sociedade coloca a nu um egoísmo de quem só se move por interesses próprios, mas felizmente são bem recebidas pelos pais que as procuram através do Facebook (www.facebook.com/teamendportugal) ou por intermédio de conhecidos. As crianças, estas, ficam alegres por terem quem os mime, quem brinque, quem os faça esquecer por momentos toda a dor física que sentem.

iPressGlobal - Mário Tavares-709 iPressGlobal - Mário Tavares-708

Sem um local onde possam reunir para trocar ideias ou mesmo preparar as mais variadas actividades que organizam regularmente, a sede é na garagem da casa dos pais da Inês. Estes jovens não desistem deste projecto e têm mesmo um sonho, criar um campo de férias para crianças com doenças oncológicas.

A Team End já contribuiu para alegria de várias crianças com ofertas de brinquedos e de actividades lúdicas, tendo sido “apadrinhadas” 6 delas, o que equivale dizer que estas crianças são alvo de um acompanhamento mais próximo, com visitas, contacto telefónico regular e iniciativas com vista a angariação de fundos que são entregues na íntegra aos pais e que permitem muitas das vezes uma deslocação ao estrangeiro em busca da cura que nem sempre chega a tempo. A dor e as saudades inundam o coração destes jovens voluntários quando têm de lidar com a partida de mais um “anjo”.

iPressGlobal - Mário Tavares-710

O iPressGlobal esteve presente numa das várias iniciativas da Team End. Desta vez foi a Gala “A Cura tem Talento”, em que os fundos angariados reverteram a favor do Diogo Leça e do Diogo Soares, crianças que travam uma batalha exaustiva contra o cancro. Com apenas pequenos contributos do comércio local, a Team End preparou um espectáculo de 3 horas num auditório com 500 pessoas, com alegria, muita diversão e que contou com a participação solidária da jovem revelação musical nacional, Kika.

No final, o entusiasmo reluzia nos olhos de todos, pairando no ar o sentimento de missão cumprida e com a certeza que estão a dar mais um pouco de esperança aos pequenos Diogos.

 Contra as vozes dos “velhos do restelo”, a Team End mostra que é possível mudar mentalidades, desmitificar o cancro pediátrico, amar o próximo desinteressadamente e ultrapassar todas as dificuldades que surgem na estrada da vida, bastando para isso acreditar e não desistir!

REPORTAGEM E FOTOS: MÁRIO TAVARES - iPressGlobal
mario.tavares@ipressglobal.com

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.